segunda-feira, junho 19, 2006

O Pastor e a Visitação

Jeremias 23.1-4 fala da importância da visitação a ser feita pelo pastor, e da tragédia decorrente da falta dessa visitação.
Visando o preparo dos pastores para uma visitação eficiente, o currículo de nossos seminários contém uma matéria importante: Teologia Pastoral, além de elementos de Psicologia.
A Constituição da Igreja também dá aos demais oficiais - diáconos e presbíteros - a incumbência de visitar, participando de alguma forma do pastoreio do rebanho. Veja também Atos 20.28.
Será muito conveniente que o pastor também instrua os oficiais da Igreja para tão importante serviço. Fazerem visitas juntos será, certamente, muito bom no aspecto de resultados práticos e de treinamento dos oficiais.
Mas é fora de dúvida que, muitas vezes, convém que o pastor faça sozinho determinadas visitas, pelo cuidado especial que elas demandam, ou pela gravidade dos assuntos e até o sigilo que convenha haver. Nem todos estão devidamente preparados para tratar com os membros das igrejas nessas ocasiões. Uma colocação menos prudente ou uma palavra menos cuidadosa pode causar um transtorno.
Duas coisas serão testadas nessas situações: a capacidade do pastor no encaminhamento de soluções dos problemas, e a confiança dos oficiais no pastor. Estes estarão colaborando com o pastor, como ensina a Constituição da Igreja, fazendo junto com ele a visita, ou deixando-o só, conforme a conveniência, a juízo do próprio pastor, sem negligenciarem o seu dever de visitarem; orando pelo pastor, por todo o seu trabalho e pelo seu aperfeiçoamento operado pelo Espírito Santo.
Sobretudo, todo trabalho deve ser feito com temor e tremor, orientado pelo Espírito Santo, para que não seja feito “relaxadamente”.
Havendo cooperação mútua, humildade tanto do docente como dos que aprendem com ele; havendo, tanto de uns como de outros, real interesse e amor pelo rebanho, o Reino de Deus ganhará muito na realização do ministério da visitação.
Presbíteros, confiem em seu pastor. Pastor, conquiste a confiança de seus irmãos e ovelhas, e colaboradores também.

Sem comentários: