segunda-feira, julho 03, 2006

Evangelização

EVANGELIZAÇÃO

Evangelizar é comunicar o Evangelho no poder do Espírito Santo”.
É ensinar uma pessoa a respeito de sua necessidade de salvar-se por meio da fé em Jesus Cristo. É levar alguém, quanto possível, a crer em Jesus Cristo para ter a salvação, a vida eterna; é levá-la a reconhecer a necessidade de ser salva do pecado e da condenação; a “nascer de novo” para ter a salvação.
Nascida de novo, essa pessoa terá condições de aprender tudo “o que de Deus se pode conhecer” (Rm 1.19). Antes de nascer de novo, essa pessoa não terá condições de apreender outros ensinos; poderá, no máximo, adquirir um conhecimento intelectual da doutrina cristã, mas não a assimilará como o corpo assimila o alimento que recebe.
Em resumo: para evangelizar alguém, temos de transmitir-lhe o “plano de Deus para salvação”. O restante da doutrinação deve vir depois que a pessoa realmente se converteu, mudou de vida, passou a freqüentar a Igreja porque já se sente como parte da “família de Cristo”. Aí, então deve começar outra fase do acompanhamento, que será chamada mais apropriadamente de discipulado.
Para efeito didático, e para obter melhor resultado, é conveniente distinguir essas duas fases: evangelização e discipulado. A primeira tem o objetivo de levar alguém à salvação; a segunda tem o objetivo de instruir melhor na doutrina bíblica, aquele que foi evangelizado e já é um cristão.
Para alguém evangelizar eficientemente é necessário que tenha verdadeiro amor ao próximo e ore confiando no poder de Deus, pois só Ele pode converter alguém.

Passos para a evangelização de alguém

1. Fazê-lo saber que é pecador e está perdido, sem Deus.
2. Comunicar-lhe que Deus o perdoa e lhe dá, de graça, a salvação, mediante a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus o ama.
3. Ensinar-lhe que conversão ou novo nascimento é mais do que saber, mas sim receber intimamente Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
4. Crescimento espiritual e santificação de vida: “fruto que mostre o arrependimento” (Mt 3.8 e Lc 3.8).

Como começar

É da mesma maneira como Deus nos fala nas Escrituras: partindo do pressuposto de que Deus existe e nós cremos nEle: “No princípio Deus...” Jamais as Escrituras tentam provar-nos a existência de Deus. Depois que cremos nEle é que nos interessamos em saber de Seus atributos.
Assim também na evangelização: começar com lições bem simples, como se ensina o b+a=ba, a uma criança. Mais tarde ela terá condições de aprender muito mais. É melhor ensinar o básico; o restante, só à medida em que o novo crente pede mais. Ensinar que após o novo nascimento ou conversão haverá necessariamente a fase de crescimento espiritual e santificação de vida: “fruto que mostre o arrependimento” – Mt 3.8 e Lc 3.8

1º passo - Ensinar que Deus criou o universo com vistas ao ser humano – Gn 1 e 2.
Deus criou o ser humano à imagem e semelhança dele: ser inteligente, moral e espiritual, o único capaz de ter comunhão com Deus, único a possuir uma alma imortal; o único casal que teve a possibilidade de ser sempre perfeitamente santo e capaz de viver para sempre.

2º passo - O ser humano não passou, não foi aprovado no teste de fidelidade – Gn 3.

3º passo - O progresso do pecado, de Adão até Noé – Gn 6.5.
Conseqüência do pecado: problemas (Gn 3.23), tragédias (Gn 4.8), bigamia (Gn 4.19), corrupção completa (Gn 6.5; Rm 1.21-25), morte espiritual (Rm 6.23).
Não só o homem todo, mas a sociedade toda é pecadora – 1Jo 5.19; 2.15-17.

4º passo - Mas Deus não abandona o ser humano, e quer salvá-lo. “Deus quer que todos se salvem” por meio de Cristo – 1Tm 3.3-4; Rm 6.23.

5º passo - O plano de Deus para salvação. “Você já sabe; agora, receba Cristo como seu Senhor”.

6º passo - Agora, o que compete à pessoa que creu em Cristo e está salva: assumir os privilégios e deveres de cristão - Sl. 37.3, 5 e 7.

7º passo - O crente ainda necessita de arrependimento? Sim, porque continua sendo pecador – 1Jo 1.8-9; Rm 7.22-25 e 8.1.

8º passo- O que é ser discípulo de Cristo: não é ser apenas aluno de Cristo, mas ser um seguidor do ensino, do exemplo e das ordens de Cristo - Mt 11.29; Lc 13.15-17; 1Jo 2.6.

9ª passo- A vida produtiva do discípulo - Jo 15.1-8; Mt 5.16; Tt 3.8 e 14; 2Pe 2.5-8.

10º passo - Soberania é a causa de tudo o que se estudou até aqui. Deus é o criador, o mantenedor e o dirigente do universo.

11º passo - O valor da Bíblia. Se cremos em Céus é porque Ele nos deu a fé para podermos crer. Conhecemos algo a respeito de Deus, e do que Ele quer de nós, porque as Escrituras nos falam. Cremos nelas porque Deus nos deu a fé – Ef 2.8. Antes de tudo, cremos porque Deus nos deu a fé – Hb 11.4 – não foi porque alguém nos provou alguma coisa, mas sim porque Deus nos deu fé para crermos. Agora convém saber mais e cada vez mais sobre a Bíblia, as Escrituras Sagradas.

12º passo - Agora podemos saber mais sobre Deus: a Trindade. Quem somos nós para compreender Deus e a doutrina da Trindade? Porém cremos - Rm 11.33. Pela fé nós cremos e aceitamos o que a Bíblia ensina , mesmo o que está acima de nossa capacidade de compreensão.

13º passo - A vida futura. Vida eterna não significa apenas imortalidade da alma, mas a qualidade da nova vida que começamos a viver quando nos convertemos. Essa qualidade de vida vamos vivê-la plenamente no Céu, com Deus, os anjos e todos os salvos.

14º passo - A Igreja: você e eu.

15º passo - Importância do Batismo e da Profissão de Fé.

Sem comentários: