quinta-feira, fevereiro 15, 2007

O Escotismo - III

Palestra sobre lobinhos

I. O que é Escotismo? É uma escola de educação integral: trabalha com o corpo, a inteligência e a moral da criança, do jovem e do adulto.
Ia. Seu fundador foi o general inglês Lord Badden Powell, em 1907. Em 1910 o Escotismo chegou ao Brasil e se espalhou pelo mundo.
Ib. Seu objetivo é a boa formação do caráter.
Ic. A essência do Escotismo é bíblica, evangélica.

II. Método: aprender fazendo, aprender brincando.


III. Instrumentos:

l. o jogo - jogos de agilidade ou destreza, de habilidade, de força, de observação, de memória, de lealdade, de equipe, de criatividade, etc.
2. o canto - canções alegres, recreativas e também educativas.

3. o espírito esportivo, saudando o adversário que venceu um jogo com o grito "bravo!" e a palma escoteira (ritmada).
4. o cultivo da alegria - "O escoteiro está sempre alegre".

IV. Resultados esperados: desenvolvimento físico (pelas atividades ao ar livre, cuidados com a saúde, exercícios os mais diversos; bons hábitos); desenvolvimento intelectual - pelo estímulo ao estudo na escola, pela aquisição de habilidades; desenvolvimento moral - o compromisso espontâneo com a Lei Escoteira e a Promessa são um estímulo constante.


V. Os lobinhos - são as crianças de 7 a 11 anos.
A Lei do Lobinho é bem simples: "
O lobinho ouve sempre os velhos lobos. O lobinho faz somente aquilo que deve". São os princípios de respeito aos mais velhos, e auto-disciplina.
A criança nessa idade está na fase da fantasia. Por isso o lobismo usa uma história como motivação para o lobinho - "A história de Mowgli, o menino-lobo", de Rudyard Kipling, escritor inglês nascido na India. Em "A história da jungle" ele conta a história de Mowgli, um menino indiano que foi criado e cresceu entre lobos.
A Promessa do lobinho é: "Prometo fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação".
Lema do lobinho: "O Melhor Possível!". Sinal: os dedos médio e indicador abertos em “V”, com os demais encolhidos, representando as orelhas do lobo, sempre atento. A sombra da mão assim, projetada contra a parede, apresenta a forma da cabeça um lobo.
Máximas da jungle (floresta):
l. O lobinho pensa primeiro nos outros.
2. O lobinho abre os olhos e os ouvidos.
3. O lobinho está sempre limpo.
4. O lobinho está sempre alegre.
5. O lobinho diz sempre a verdade

VI. A Organização
Uma Alcatéia (bando de lobos) completa tem 24 lobinhos organizados em 4 matilhas (um pequeno grupo de lobos) de 6 lobinhos cada. Um lobinho chefia uma matilha, com o título de "Primo". Seu substituto é o "Segundo".
O chefe dos lobinhos é o Aquelá (o velho lobo) e seus assistentes são: Baguira (a pantera), e Balú (o urso).

VII. Atividades - reuniões semanais ao ar livre, de preferência.
A reunião, como a dos escoteiros, consta de: oração inicial, hasteamento da Bandeira Nacional, cântico de Hinos (Nacional ou da Bandeira), o “grande uivo”, canções, jogos, histórias, prática de fazer nós, pequenas preleções (higiene, saúde, trânsito, serviços domésticos, o estudo e outras coisas importantes), comemorações, etc.
O lobinho não acampa (em barracas); ele acantona (dentro de alguma casa). "O lobinho brinca de escoteiro" e anseia tornar-se um.
Usa um uniforme, como o escoteiro. Isso o torna importante, orgulhoso do mesmo.
Antes de fazer sua Promessa o lobinho tem que aprender muitas coisas e passar por uma prova perante o Aquelá.
A Promessa é uma cerimônia importante, perante toda a Alcatéia, e assistida, quando possível, pelos pais do lobinho, que será cumprimentado por todos os presentes.
Depois de fazer sua Promessa o lobinho pode ser promovido, fazendo novas provas para conseguir sua 1ª estrela, e depois a 2ª. Depois, ainda, pode adquirir várias especialidades, inclusive de jardineiro, sinaleiro (capaz de transmitir mensagens pelo código de Morse), artista, colecionador (de selos ou moedas ou outras coisas que deseje), atleta, nadador, trabalhos domésticos, enfermeiro, carpinteiro, etc.
É estimulado a prestar serviços e ganhar dinheiro para guardar e comprar coisas boas que deseje.
Nos jogos e outras atividades o lobinho aprende e acostuma-se a trabalhar em equipe. Desenvolve sua auto-confiança (cuidado para que não se exceda!), o sentido de honra, de caráter, de civilidade.
É preciso destacar a importância do"chefe" para o lobinho, que será visto como um grande amigo e um herói. O "Aquelá" (o velho lobo) precisa corresponder à confiança e à expectativa que dele tem o lobinho.
Só se deve começar um trabalho deste tipo com as crianças quando seus pais e vários adultos assumem o compromisso firme de se tornarem "chefes" e darem continuidade ao trabalho.
Informações úteis: A União dos Escoteiros do Brasil (UEB – www.escoteiros.org), através de suas regionais, fornece toda a literatura escoteira, uniformes e equipamentos .

Sem comentários: