sábado, fevereiro 10, 2007

Os Filhos de Deus - parte 5/6

“Santificai-vos” - Js 3.5

vimos que o ser humano usa erradamente, para fazer o mal, o que Deus nos deu para fazermos o bem: a língua para falar mentira em lugar da verdade – Tg 3.8-9: as mãos para roubar, em vez de trabalhar em algo honesto e produtivo – Ef 4.28; o corpo para cometer impureza e violência em lugar de usá-lo para o bem -1Co 6.15.

Mas Deus quer que tudo em nós esteja comprometido com o bem. Esse “tudo” é tudo mesmo – 1Co 6.19-20; 1Ts 5.23.

Mas, qual é o pecado mais comum na vida dos crentes? - É o “pecado de omissão”.

Começando pelos mandamentos. O quarto, em Ex 20.9-10, nos manda trabalhar; quando não queremos trabalhar – em qualquer idade – estamos pecando (Ef 4.28).

A introdução desse mandamento – Ex 20.8 - é um lembrete: “lembra-te do dia do descanso para o santificar (a palavra hebraica shabath” significa descanso). Essa expressão final ao dia do descanso uma finalidade especial: deixar de trabalhar para ocupar esse tempo na edificação espiritual: oração, leitura e estudo da Escritura, serviço cristão, visitação, evangelização e culto. Tudo isso nos é ensinado na Bíblia: um dia inteiro para ser separado para o Senhor. Esse dia tem sido muito negligenciado por muitos crentes; é pecado de omissão.

Tiago 2.10 diz algo muito sério. Os 10 mandamentos são como uma corrente de 10 elos; se um for quebrado, toda a corrente se torna inútil. Ou cumprimos toda a Lei ou somos transgressores da Lei. Se não cumprimos a Lei, não nos santificamos. Santificação é o cumprimento real, de coração, de toda a Lei.

Sem comentários: