quinta-feira, dezembro 20, 2007

Lições Bíblicas - 5

5a. lição - SALVAÇÃO PELA GRAÇA DE DEUS

Em Ef 5.1 e 5, Paulo fala do homem como "morto" espiritualmente; aquele que está morto nada pode fazer, inclusive em seu próprio benefício. Nos vs. 8 a 10 desse mesmo capítulo, Paulo fala da salvação "pela graça de Deus, mediante a fé", sendo esta, também, dom ou dádiva de Deus.

Deus dá a salvação a quem tem a fé. Embora Deus deseje a salvação de todos (1Tm 2.4 e 4.10), Ele salva somente aquele que crê. Quando a Bíblia fala de salvação, só fala em fé como o meio necessário: Jo 3.15, 16, 18, 38; 5.24; 6.40; At 16.30-31; Rm 10.9.

Ensina ainda a Bíblia que ninguém é salvo por obras - GI2.16.

Também pelo cumprimento da Lei ninguém será salvo, pois ninguém a cumpre perfeitamente - Mc 10.17-27; Rm 3.23; Gl 3.l0-11 e 13. Aqui Paulo fala da "maldição da lei", que é a condenação que vem pela Lei ou quebra da Lei. O texto de Tg 2.9-11 é claro e conclusivo sobre o assunto.

Não se confunda, porém, fé cristã - inteligente, esclarecida, bíblica - com a fé pagã;" supersticiosa e irracional. Fé de que nos falam as Escrituras é a fé em Cristo, na pessoa de Cristo. Leia Tg. 2.19: até mesmo uma crença vaga em Deus não tem valor algum: muito menos a crença ou fé em criações da imaginação e superstição humana.

Graça é favor imerecido. Nós não temos mérito algum para sermos salvos. Deus nos salva simplesmente porque Ele quer, sem que nada possamos dar-Lhe em troca; inteiramente de graça; nem mesmo podemos dizer que nos salvamos porque termos fé; ela também nos é dada por Deus. "Pela graça sois salvos,mediante a fé: e isto não vem de vós, é dom (dádiva) de Deus". O "isto" é tudo o que foi referido: a graça, a salvação, a fé.

Deus nos escolhe, apesar de toda nossa incredulidade e maldade e, para que sejamos salvos, Ele mesmo nos dá a fé, a capacidade de crer, de confiar nEle e de obedece-Lo. Assim foi com Paulo e tem sido com todos os incrédulos, mesmo os piores, homens maus, que jamais desejram ser cristãos e mudar de vida. Deus nos transformou pelo poder que só Ele tem.

É como se Ele nos convidasse para mudar-nos para o Seu reino, mas essa viagem, caríssima, estaria além das nossas possibilidades; Ele. então paga todas as despesas para que possamos aceitar Seu convite e chegar lá, adquirindo também a cidadania do Reino de Deus.

Eu gostaria que alguém me convidasse para fazer uma viagem ao redor do mundo, mas se alguém me convidar e não fizer as despesas, eu não poderei ir. Deus nos convida e em Cristo Ele mesmo pagou o preço da salvação para nós. Leia 1Pe 1.18-19 e 1Co 6.20.

Sem comentários: