sexta-feira, abril 11, 2008

Lições Bíblicas - 10a

10a lição - A LEI E OS 10 MANDAMENTOS
Toda sociedade necessita de leis para que seus membros vivam bem e a sociedade como tal tenha condições de progresso.
Até entre os irracionais existe uma organização com regras sobre a liderança dos grupos e o modo de vida de seus membros. Entre eles, são regras estabelecidas instintivamente e observadas também por instinto. Os instintos também foram criados por Deus e por meio deles Deus dirige também a vida animal entre os irracionais.
O ser humano, porém, criado à imagem de Deus - dotado de inteligência racional, consciência moral e vontade própria, além dos instintos necessários à preservação da vida, possui regras morais e princípios éticos que regem sua vida em comunidade.
Afirma o apóstolo Paulo que o ser humano tem a Lei de Deus gravada em seu coração (Rm 2.14-15). "Coração" é o íntimo do homem: sua consciência, seus sentimentos e pensamentos íntimos ou mais interiores.
Por ter o homem se tornado pecador, e ter-se deformado nele a semelhança de Deus, Deus nos deu a Lei escrita para que a conheçamos intelectualmente, pensemos sobre ela, por ela afiramos nossa consciência moral e sejamos orientados em nossa conduta. Assim, os pensamentos, sentimentos e atos do ser humano podem, novamente, estar conformes com a Lei do Senhor. Enquanto não era pecador, o homem não precisava de uma Lei escrita, mas nós precisamos.
Será uma bênção imensa cada um de nós conhecer a Lei como o salmista, e poder dizer como ele, em SI 119.97: "Oh! quanto amo a Tua Lei! É a minha meditaçao em todo odia".

Sem comentários: