quinta-feira, maio 29, 2008

Lições Bíblicas - 10f

É certo que ninguém cumpre perfeitamente nenhum dos mandamentos do Senhor. Esse triste fato é consequência da corrupção total do ser humano. João afirma: "Se dissermos que não ternos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós"- 1Jo 1.8. Leia-se também Tg 3.2 e 8; Rm 7.14-25.

Mas, pela misericórdia de Deus somos salvos pela Sua graça, apesar de nossos pecados. Como vimos na lição sobre santificação, aquele que é nascido de novo, e por isso está salvo, está salvo também da escravidão do pecado, isto é, peca mas não continua no pecado: arrepende-se, abandona-o, confessa-o a Deus e a esse respeito afirma ainda João: "Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" (1Jo 1. 9).

Pode alguém lembrar-se de cada preceito ou lei contida na Lei do Senhor? Certamente não, mas não precisamos conhecer decor a Lei e lembrar-nos de cada texto a cada vez que somos tentados; o que precisamos é conhecer os princípios éticos contidos nos mandamentos, tê-los no coração, e então estaremos preparados para resistir a toda tentação.

Os imutáveis princípios éticos. Podemos enunciá-los com poucas palavras:

1. Todos tem o direito e o dever de trabalhar e descansar, e pelo trabalho construtivo prover os bens materiais de que necessita para si e para sua família. Leia Sl 128.1-2.

2. Respeitar a todos os seres humanos, a começar pelos próprios pais, honrando-os, e as autoridades constituídas na sociedade humana. Leia 1Tm 2.1-2.

3. Respeitar, proteger e defender a vida de toda pessoa, bem como a sua integridade física e moral, pela prática do bem e da não-violência.

4. Ser puro e limpo de coração, preservar o corpo de toda impureza relacionada com sexo fora do casamento instituído por Deus.

5. Respeitar os bens alheios ou coletivos, sendo honesto em todos os negócios, usando unicamente o trabalho produtivo para adquirir os bens de que necessite.

6. Respeitar, amar, defender e dizer sempre a verdade.

7. Estar plenamente satisfeitos com o que somos e o que temos.

Jesus Cristo nos dá um critério que reúne todos os princípios éticos, com base no amor: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós" - Mt 7.12. Se a cada momento em nossa vida pusermos em prática este ensino, obedeceremos realmente a Lei do Senhor.

Sem comentários: