quinta-feira, junho 05, 2008

Lições Bíblicas - 11

11a Lição - EM QUEM NÓS CREMOS: A TRINDADE

O “Credo Apostólico” diz: “Creio em Deus Pai, Todo Poderoso, criador do Céu e da Terra... Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor... Creio no Espírito Santo...”

Paulo proclama: “Há um só Deus, o Pai... e um só Senhor, Jesus Cristo...”- 1Co 8.6. É um Deus pessoal, não um deus impessoal que se confunde com a própria natureza, como crêem os teosofistas e muitos outros.

O único Deus, por ser infinito em Seu ser e perfeições, espírito puro, invisível, imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo e absoluto, seria completamente desconhecido (incognoscível) por nós, por causa de nossa finitude, imperfeições, materialidade e limitações. Deus, porém, quer que nós O conheçamos e com Ele nos relacionemos.

Por isso Ele Se revela e Se apresenta a nós de maneira que possamos compreende-Lo tanto quanto é possíve1.

Apresenta-Se como Pai, e nós compreendemos a figura de Pai: zeloso, cheio de amor pelos filhos e também autoridade; apresenta-Se como "Senhor dos senhores", ''Rei dos reis", "Senhor dos Exércitos" e isto significa ser o Senhor da História, autoridade máxima sobre todas as criaturas; apresenta-Se como Juiz (Sl 50.6) e nós O entendemos como Aquele que pode punir e também recompensar. E assim entendemos muito mais sobre Deus.

Jesus Cristo ensinou: “Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Esta é a Trindade em Quem cremos

O Pai, referido nas Escrituras muitas vezes apenas pela própria palavra Deus, é o criador de todas as coisas; Jesus Cristo é o Filho, pois assim Ele é apresentado pelo Pai (Mt 3.17) e Cristo diz: “Eu e o Pai somos um" (Jo 10.30) e “Quem me vê a Mim vê o Pai” (Jo 14.9) - Mc 1.11; Lc 9.35.

O Espírito Santo é Deus, juntamente com o Pai e o Filho. Como Deus, Ele estava presente atuando na obra da criação - Gn 1.2; é Ele o Autor da inspiração das Escrituras - 2Pe 1.21; Cristo ensinou que o batismo deve ser feito em nome da Trindade (Mt 28.19). Pedro se refere ao Espírito Santo como Deus - At 5.3-4: "...por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo...? não mentiste aos homens, mas a Deus. Cristo se refere ao Espírito Santo, não como uma "força", mas como uma pessoa: ''Espírito de verdade... habita convosco" - Jo 14.16,17; "...O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito"- Jo 14.26; "Aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir" - Jo 16.13.

Paulo se refere ao Espírito Santo como Alguém que pode mas não deve ser entristecido por causa de nossos pecados - Ef 4.30 - "não entristeçais o Espírito Santo...". Diante destes e outros textos compreendemos que o Espírito Santo é divino e é uma pessoa, pois tem atributos de pessoa. Também não é apenas ''um espírito", mas é Deus, junto com o Pai e o Filho.

É necessário, também, entender que as três pessoas da Trindade, por serem um só Deus, são inseparáveis: onde está Um também está o Outro, embora cada Um seja distinto do Outro; Deus não é divisível como nós, que somos compostos de corpo e alma.

Os que não crêem na Trindade - mórmons, "testemunhas de Jeová", os ''unitários'' e espíritas alegam ser absurda e incompreensível a doutrina da Trindade: um só Deus, porém três pessoas. Para e1es isso é incompreensíve1 e, portanto, inaceitável..

Nós, porém, não cremo apenas naquilo que compreendemos, pois a mente ou inteligência do ser humano é finita, é pequena demais diante da infinitude de Deus. Como poderíamos entende-Lo completamente? Isto só aconteceria se Deus não fosse Deus, eterno e infinito, ou se nós fôssemos iguais a Ele. Isso é que seria absurdo, pois não podem existir dois infinitos.

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