quinta-feira, junho 26, 2008

Lições Bíblicas - 13b

A soberania de Deus e a mordomia crista


Deus é o Criador e Senhor de todas as coisas, de tal modo que Ele também dirige tudo quanto acontece. Ele é o Senhor da História dos povos e, portanto, das pessoas.

Então perguntamos: nós, o que somos? Não somos os senhores de nós mesmos, de nossa casa, de nossa família e de tudo o que podemos alcançar? Realmente, não somos os senhores de nada; nós também somos propriedade dEle e estamos debaixo do poder absoluto e soberano de Deus. Tudo quanto dizemos que é nosso, é realmente do Senhor.

Mas, em relação aos bens que o Senhor nos dá e coloca em nossas mãos, o que somos?

Aos olhos humanos somos donos desses bens; diante de Deus, porém, tudo é de Deus e somos apenas administradores ou mordomos desses bens: nossa casa, nosso emprego, nossa inteligência, nossa família, nossos amigos, nosso dinheiro, nosso corpo, nossa vida, nós mesmos e todos os demais bens pertencem ao Senhor. De tudo somos apenas mordomos. Este é um privilégio que Deus nos dá. Precisamos honrar a confiança que Ele deposita em nós. "...tudo é vosso, e vós de Cristo" - 1Co 3.22.23.

A parábola dos talentos - Mt 25.14-30 - e a parábola das minas - Lc 19.12-27- ensinam essa verdade.

Por isso é que Paulo diz em 1Co 6.19-20 "não sois de vós mesmos... fostes comprados por bom preço"; Pedro ensina a mesma verdade: "...não foi com coisas corruptíveis que fostes resgatados... mas com o precioso sangue de Cristo..." - 1Pe 2.18-19.

Cristo confirma que Ele é o Senhor - Jo 13.13: "Vós Me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o sou". Quando Tomé O adorou dizendo "Senhor meu e Deus meu", Jesus aceitou sua adoração porque Ele realmente é Deus e Senhor.

Ele é Senhor e nós somos servos; Ele manda e a nós cabe obedecer; Ele dirige e a nós cabe aceitar Sua direção. É Senhor porque criou e sustenta todas as coisas, incluindo nós mesmos: além disso Ele nos resgatou do poder da perdição.

É um grande privilégio sermos mordomos e cooperadores de Deus - 1Co 3.9.

Sem comentários: