quinta-feira, junho 12, 2008

Lições Bíblicas - 12

"A Igreja Católica ou Universal, que é invisíve1, consiste no número total dos eleitos que já foram, dos que agora são e dos que ainda serão reunidos em um só corpo, sob Cristo; ela é a esposa, o corpo... " (Confissão de Fé, cap. XXV, 1) - Ef 4.5-6.

Chamamos Igreja visível a parte da Igreja que está no mundo, formada por todos que confessam a Jesus Cristo como Senhor e recebem o Batismo.

Cristo mesmo estabeleceu Sua Igreja no mundo: ..."sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja" - Mt 16.18. O aspecto perfeito da Igreja é Cristo, a cabeça - Cl1.18 e Ef 5.23. Ele é "a cabeça" e ao mesmo tempo o "salvador do corpo". A cabeça dirige, o corpo obedece; a cabeça é parte indispensável do corpo para que tenha vida. Assim é Cristo em relação à Igreja. o aspecto imperfeito da Igreja somos nós, que aos poucos vamos sendo aperfeiçoados pelo Espírito Santo ~ Fp 1.6.

Ainda que imperfeita, a Igreja representa no mundo o Reino de Deus, embora ela não seja o Reino de Deus, mas apenas parte dele. Por isso temos que respeitar a Igreja, honrá-la e serví-la, por ser a Igreja de Cristo. Isto se aplica a igreja local que frequentamos, a denominação a que pertencemos e ao conjunto de todas as igrejas cristãs espalhadas pelo mundo, enquanto permanecerem fiéis a Cristo e as Escrituras.

Olhemos para a Igreja Primitiva, dos tempos apostólicos, do Novo Testamento: vemo-la gloriosa, vitoriosa, mas também imperfeita, enfrentando problemas internos semelhantes ou iguais aqueles que enfrentamos hoje.

Ela é formada por Cristo, a Cabeça" os homens e mulheres convertidos e seus filhos. O que nós somos é a Igreja. Por isso todos ternos deveres e responsabilidades para com ela.

Na Igreja do Novo Testamento encontramos uma organização, uma estrutura: os apóstolos, os evangelistas, os diáconos e os presbíteros (entre eles os pastores) e pessoas com os mais diferentes dons e ministérios. Assim deve continuar sendo hoje e sempre. Leia-se Ef 4.11-16; 1Co 12.4-7 e 12 a 28; At 20.17 e 28; 6.1-6; Tt 1.5; 1Tm 3.1-12.

A Igreja tem uma missão no mundo: cumprir as ordens dadas por Cristo, a Cabeça: pregar o Evangelho - Mc 16.15; fazer o bem a todos - Gl 6.10; Dt 15.11; Lc 9.10-17; seguir o ensino e o exemplo de Cristo em tudo - Jo 13.13-17. Fazendo assim, a Igreja e cada um de nós será uma bênção - Gn 12.2.

Sobre nossos deveres como membros da Igreja, diz-nos a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, no seu artigo 14: "São deveres dos membros da Igreja, conforme o ensino e o espírito de Nosso Senhor Jesus Cristo: 1. viver de acordo com a doutrina e prática da Escritura Sagrada; 2. honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra; 3. sustentar a Igreja e as suas instituições moral e financeiramente; 4. obedecer as autoridades da Igreja, enquanto estas permanecerem fiéis às Sagradas Escrituras; 5. participar dos trabalhos e reuniões da sua igreja, inclusive assembléias".

Sem comentários: