quarta-feira, setembro 17, 2008

Estudos para grupos familiares - 1

Lição 1: O que podemos saber sobre Deus: Rm 1.18-20

Começaremos com as 3 perguntas e respostas do Breve Catecismo.

  1. O que é Deus?

R - Deus é espírito, é infinito, eterno e imutável em Seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. (Jo 4.24; Sl 90.2; Ml 3.6; Sl 139.1-16; Sl 100.5; Rm 11.36).

  1. Há mais de um Deus?

R - Há um só Deus, vivo e verdadeiro (Dt 6.4; Je 10.10; Is 43.11, 44.6 e 8).

  1. Quantas pessoas há na divindade?

R - Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e estas três pessoas são um Deus, da mesma substância, iguais em poder e em glória (Mt 3.16, l7; Mt 28.19; 2Co 13.13).

Existem maneiras erradas de pensar sobre Deus:

  • o ateísmo, ou materialismo – nega a existência de Deus, afirma que só existe a matéria e nega a existência do espírito.

  • o deísmo – afirma a existência de Deus, mas nega a possibilidade de relacionar-nos com Deus e termos comunhão com Ele. Deus teria criado o mundo e o teria abandonado; então é inútil alguém ser religioso.

  • o panteísmo – afirma que “Deus é tudo e tudo é Deus”.

  • o agnosticismo – não nega a existência de Deus, mas diz que nada se pode conhecer de Deus, por isso também afirma ser inútil ser religioso.

  • o teísmo é a crença em Deus tal como Ele é revelado pelas Escrituras. Esta é a nossa posição como crentes.

  1. Por que cremos em Deus?

R- Hb 11.1-4, 17, 24; Ef 2.8. Cremos unicamente pela fé que Deus mesmo nos dá. Se não crermos em Deus não teremos nenhuma explicação satisfatória para a existência do universo, para o cumprimento das profecias do Antigo Testamento, nem uma razão suficiente para nossa própria vida.

  1. Como podemos saber algumas verdades sobre Deus?

R - Hb 1.1; Ex 3.6; 2Pe 1.21. Deus veio ao nosso encontro, para que creiamos nEle, e para sabermos o que Ele quer de nós. Temos que ser gratos a Deus porque Ele vem ao nosso encontro, Ele nos dá a fé, e nos convida à salvação, à vida eterna – Jo 3.15-16 e 36.

3 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia!

Que bom que vc gostou do meu texto, fique a vontade para copia-lo. Obrigado pela visita.


beijooo.

Unknown disse...

greetings from italy bro"
Marius:)

Alice disse...

Olá pastor... adoro seus textos e estudos, e sempre os "uso" com meus meninos a quem discipulo em Nome de Jesus.... que Deus o abençoe muito !!