sábado, setembro 27, 2008

Estudos para grupos familiares - 2

Lição 2 . Deus criou o universo - Gn 1 e 2.
O que significa a expressão “os céus e a Terra” ? (v.1)
R – Significa “o universo”. A partir do v. 2 a narrativa bíblica passa a ocupar-se da Terra, o nosso planeta.
Como era a Terra no início?
R. – “sem forma e vazia” e sem luz. Deus criou inicialmente apenas uma imensa quantidade de matéria; uma parte dessa matéria era, inicialmente, “a Terra”.
Qual a primeira coisa que Deus criou em relação à Terra?
R – A luz. (A Ciência ensina que luz é energia luminosa; a matéria também é energia, formada de átomos, constituídos de prótons e elétrons (eletricidade positiva e negativa). Deus fez assim.
Que nome Deus deu à luz?. R – “Dia”.
Que fez Deus no 2o. dia ou 2a. fase da criação da Terra?
R – Deus estabeleceu o espaço que separa a Terra dos demais corpos celestes, o que chamamos de espaço sideral.
Que fez Deus na 3 ª fase da criação da Terra?
R- Separou as águas “de cima” (nuvens) das águas “de baixo” (rios e mares), e separou a parte sólida da parte líquida, aparecendo os mares e os rios. Então Deus criou os primeiros seres vivos, os vegetais.
Que 2 luminares ou astros luminosos são referidos no v. 14?
R- Sol e Lua . Como o texto não diz aqui que Deus os criou nesse dia, entende-se que eles já estavam criados desde o v 1o., e no 4o. dia Deus os colocou em relação à Terra, organizando assim o Sistema Solar como o temos hoje – o Sol no centro e os planetas ao seu redor. Tudo isso Deus fez no 4o. dia.
O que fez Deus no 5o. dia? (vs. 20 a 23).
O que Deus fez no 6o. dia ? Observe os verbos usados nos versículos 3, 6, 11 e 14: haja, haja, produza, haja.
A principal diferença entre o verbo criar (“barah” no Hebraico) e
os demais verbos usados, é que “criar” é dar origem a algo inteiramente novo, sem material pré-existente: o universo, no v. 1, pois antes nada existia, senão Deus; no v. 21, porque até então só existia vida vegetal e agora passa a existir vida animal, superior, dotada de “alma” (“ruah” no Hebraico). É importante sabermos isto para entendermos que o ser humano é um ser inteiramente novo; não é uma evolução de qualquer animal inferior, irracional pré-existente.
O que foi que Deus criou no 6o. dia ? (vs. 24 a 27).
Que semelhança há entre o homem e Deus. O ser humano é racional, moral e espiritual, como Deus.
12. Deus criou o homem e a mulher ao mesmo tempo. R- Não, a criação do varão está no v. 7 do cap. 2, e a criação da mulher está em 2.22.
A linguagem do v. 22 é figurada, ou literal. R- é literal, pois não é algo absurdo, impossível. Foi assim mesmo que Deus fez.
14. O que significa a expressão de 2.22: “e trouxe-a a Adão”. Significa que Deus tornou Adão e Eva marido e mulher. Deus instituiu, nesse momento, o casamento: 1 homem e 1 mulher, casamento monogâmico, pois esse era o Seu plano, como está em 2.18. Esse é o casamento que Deus instituiu: monogâmico, de 1 só homem e 1 só mulher.

Sem comentários: