sexta-feira, outubro 03, 2008

Estudos para grupos familiares - 3

Lição 3 - A criação do ser humano


  1. Repetindo uma pergunta do estudo anterior: O que foi que Deus criou no 6o. dia (vs. 24-28)?

R – Criou gado e répteis, bestas feras (animais silvestres) e o ser humano (vs. 26, 27).

  1. A maneira como Deus criou o ser humano foi a mesma como Ele criou os outros animais?

R - Não, para criar os animais inferiores (gado, répteis e animais silvestres), “Deus disse: produza a terra...” mas para criar o ser humano “Deus disse: 'façamos o homem [ser humano] à nossa imagem, conforme a nossa semelhança'...” (vs. 26 e 27).

  1. Semelhante” é o mesmo que “igual”. Qual a diferença?

R - “Semelhante” não é “igual”; é “parecido”, mas não “igual”.

  1. Em que somos semelhantes a Deus?

R – Somos semelhantes a Deus em 3 aspectos: 1o) somos seres racionais, dotados de inteligência superior, capazes de realizar raciocínio abstrato; 2o) temos uma consciência moral, a capacidade de saber o que é bem e o que é mal, e a capacidade de escolher entre um e outro; e 3o) temos uma “alma espiritual” e não só “alma vivente” como os outros animais. Por isso podemos ter comunhão com Deus, e receber dEle a vida eterna.

  1. Que cuidados especiais Deus teve na criação do ser humano?

R – “Plantou o Senhor Deus um jardim no Éden... e pôs ali o homem que havia formado”; deu-lhe para comer muitas espécies de frutos, inclusive do fruto da “árvore da vida” e preveniu-o para que não comesse de uma única árvore; isto fez Deus para provar a fidelidade do homem. Foi o “pacto da obediência”, no qual o homem veio a falhar completamente. É o assunto para o próximo estudo.

Sem comentários: