quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Compreenda o Culto

O culto público é a adoração do povo reunido a Deus.
Jesus Cristo nos instrui: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura tais que assim O adorem. Deus é espirito e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade" - Jo 4.23-24
Nas Escrituras, e não em nossa criatividade, é que encontramos os princípios que devem ser observados na realização do culto: reverência, reconhecimento da soberania de Deus e humildade, espiritualidade, submissão a Deus, e diálogo entre Deus e o adorador. Leia Ex 3.5-6; Ec 5.1-5; Rm 11.36; Is 6.1-8
Obedecendo a esses princípios, ensinos e exemplos bíblicos, a Liturgia Presbiteriana se caracteriza pela seguinte Ordem do Culto:
1- Louvor - constando de hinos, leitura bíblica e oração de louvor (que falam dos atributos de Deus, como poder, sabedoria, santidade, bondade, amor, etc.), que assim exaltam a Deus.
2- Contrição - contemplando a Deus através do louvor, sentimos nossa pequenez e nossos pecados, e então os confessamos: em oração, em leituras bíblicas e hinos.
3- Edificação - reconciliados com Deus e sentindo-se perdoados, os adoradores são fortalecidos e ensinados com a Palavra de Deus. É hora de nova leitura bíblica para a meditação, mensagem ou pregação, na qual Deus nos fala.
4- Consagração - Depois de ouvir a Palavra e o apelo de Deus, sempre contido em Sua palavra, é hora do adorador responder ao Senhor, tomando decisões, oferecendo-se para servir ao Senhor. Nesta parte do culto fazem-se orações, tanto individuais como coletivas. Hinos apropriados ao assunto do culto ou da mensagem, devem ser cantados nesta hora.
5- Encerramento do culto com cânticos, leituras bíblicas e benção apostólica.

Como vemos, não cabem na Ordem do Culto com base bíblica, homenagens a pessoas, avisos, agradecimentos, apresentações, etc. Estas coisas podem e devem ser feitas antes e após o culto, nunca durante.

Sem comentários: