segunda-feira, dezembro 18, 2006

O Escotismo II

O ESCOTISMO É PARA TODAS AS IDADES

Ramos e modalidades

No Escotismo vários ramos, divididos por idades dos participantes:

1. dos 4 aos 7 anos a criança pertencerá ao grupo de castores;

2. dos 7 aos 11 anos, será lobinho(a);

3. dos 11 aos 15 anos, escoteiro(a);

4. dos 15 aos 18 anos, escoteiro(a) senior;

5. dos 18 aos 24, será pioneiro(a).

A partir dos 18 anos poderá ser chefe: de castores, de lobinhos, de escoteiros, de seniors ou de pioneiros. O chefe sempre usará uniforme nas reuniões, tanto quanto os seus chefiados.

Além de poder ser um chefe, o adulto poderá, sem usar uniforme, participar do Movimento Escoteiro como Escotista, trabalhando e ocupando cargos na direção do Grupo Escoteiro. Os Escotistas também fazem a Promessa do Escoteiro quando são eleitos e empossados, e renovam periodicamente a Promessa.

A organização local chama-se Grupo Escoteiro, que poderá ter todas os ramos, ou apenas 1, geralmente no início. O Grupo Escoteiro é dirigido por uma Comissão Executiva cuja função será administrativa. Estará em contato com a União dos Escoteiros do Brasil e terá a responsabilidade de prover recursos para o Grupo Escoteiro. Promoverá outras atividades como festas, por exemplo, de aniversário do próprio Grupo Escoteiro.

também diferentes modalidades: o Escotismo Básico é o de atividades básicas realizadas em terra. O Escotismo do Mar, que procura desenvolver no jovem o gosto pela vida do mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação a vela e a motor, viagens marítimas e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições de nossa Marinha.

O Escotismo do Ar procura desenvolver nos jovens o gosto pelo aeromodelismo, pelos planadores, pelos helicópteros e aviões e pelos problemas de aeroportos, aeronavegação e aeropropulsão, pelo paraquedismo e pelos esportes aéreos, incentivando o culto das tradições de nossa Aeronáutica.

Organograma do Movimento Escoteiro

De âmbito nacional existe a União dos Escoteiros do Brasil - U.E.B. No âmbito estadual existem as Regiões Escoteiras, e os Conselhos Locais, os Distritais e os Grupos Escoteiros.

Cada Grupo Escoteiro terá uma Comissão Executva que se encarregará de reunir sócios, pais e amigos e promoverá excursões, churrascos, almoços ou jantares, vendas diversas, espetáculos de Música, teatro ou cinema, etc., com objetivo de estimular a confraternização e arrecadar recursos para todas as atividades escoteiras. Cada patrulha, porém, procurará custear suas próprias despesas, através de pequenas mensalidades dos escoteiros.

No âmbito do Grupo Escoteiro, os recursos necessários para os materiais mais caros, como barracas, variarão de acordo com as condições sociais e financeiras locais. O mínimo necessário, que também pode ser provido em parte pelas mensalidades do próprios escoteiros, são: barracas, panelas e apetrechos de cozinha, ferramentas, cordas, etc.

Importância da Lei e da Promessa

Todo o Movimento Escoteiro se fundamenta na Lei e na Promessa do Escoteiro. Por isso elas devem ser do pleno conhecimento de todos que queiram entrar para o Movimento Escoteiro, para fazerem com convicção a Promessa, muitas vezes renovada durante a vida do Escoteiro e do Escotista.

Sem comentários: