quinta-feira, janeiro 25, 2007

Os Filhos de Deus - parte 3/6

1. As crianças recém-nascidas, e até os primeiros anos, são graciosas e geralmente nos encantam. Mas alguém gostaria que elas permanecessem assim o resto da vida? Por que?

2. alguma semelhança entre a vida física e a vida espiritual? 1Co 13.11 e 14.20; Ef 4.11-16. (Concepção=regeneração; nascimento=conversão; crescimento=santificação)

3. Antes de nascer uma criança é concebida no ventre materno; ali se desenvolve e um dia nasce. Passa pela infância que tem várias fases, passa pela adolescência, pela juventude, pela maturidade e chega à velhice. Faça um paralelo entre o crescimento físico e mental, e o crescimento espiritual de uma pessoa. Assim como um desenvolvimento físico, também precisa haver um desenvolvimento espiritual.

4. Uma criança tem defeitos que são pecados? Por exemplo: mentir, agredir, tomar o que é de outra? Infelizmente herdamos de nossos pais a tendência para o pecado, o pecado original; nascemos pecadores.

5. O que é pecado? Resp- É tudo aquilo que está em desacordo com a Lei de Deus

6. Alguém cumpre perfeitamente toda a Lei de Deus? Resp- Rm7.18-19

7. Pode alguém entrar no Céu sendo pecador, ou tendo ainda a tendência ou inclinação para o pecado? Resp- Hb 12.14.

8. “Sem a santificação ninguém verá o Senhor”. Resp- Por isso precisamos da santificação: desejá-la, buscá-la, esforçar-nos para alcançá-la. Podemos dizer que vida em santificação é vida de cumprimento da Lei do Senhor.

9. O que é que o Senhor nos ensina em Sua Lei? Resp- O que não podemos fazer, e o que é nosso dever fazer.

10. Como se chama o pecado de cometer algo ruim? Resp- Pecado de comissão. E o pecado de não cumprir o dever? Resp- Pecado de omissão – Tg 4.17.

11. Existe alguém que não seja pecador? Resp- Rm 3.23 e 6.23.

12. Que remédio ou solução as Escrituras apresentam para a doença do pecado? Resp- 2Co 5.17; Ez 11.17-20; Rm 6.9-14; Tg 4.7; 1Pe 5.6-9.

Deus tem misericórdia de nós, nos socorre, promete perdoar-nos se nos arrependermos de nossos pecados (2Cr 7.14). Cabe a nós: arrepender-nos de nossos pecados, resistir às tentações (Tg 4.7) e fazer o bem (Is 1.16-18).

Sem comentários: