quarta-feira, janeiro 17, 2007

Os Filhos de Deus - parte 2/6

Como é um filho de Deus - (2Co 5.17)

l. Quando alguém toma uma decisão e recebe Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, passa por alguma transformação? – Jo 1.12; 2Co 5.17.

2. O que é que significa “ser nova criatura”?

Será mudar de tal modo o próprio caráter, para melhor, e de maneira permanente, que passa a parecer “outra pessoa”? O fato de Jesus falar em novo nascimento indica isso?

3. Em Mt 18.3 Jesus fala em alguém se converter e tornar-se como criança. É o mesmo ensino sobre o ser “nova criatura”. Explique isso com suas próprias palavras.

4. Vamos analisar a conversão.

A palavra grega para significar “conversão” é a mesma usada para “arrependimento”; é “metanôo”, composta de duas palavras gregas: “metá”, que significa “além de”, e “nôos” que significa inteligência, capacidade de pensar. Significa mudança da maneira de pensar. A pessoa que se converte passa a entender as coisas de Deus, realmente muda seu modo de pensar.

Então a conversão começa por uma mudança da mente e da maneira de pensar. Por isso Paulo diz em 1Co 2.14-l6: “...mas nós temos a mente de Cristo”. Que maravilha! Isto provoca também uma mudança nos sentimentos; quem não amava a Deus e ao próximo passa a amar. Tudo isso leva ao 3o aspecto da conversão: a mudança da maneira de agir e de viver.

Assim também o arrependimento implica em “reconhecer” o próprio pecado, “sentir tristeza” e vergonha pelo pecado e, ao fim, a decisão de “abandonar o pecado”.

Arrependimento e conversão são com os dois lados de uma moeda. Assim como não existe uma moeda de um lado só, também não existe conversão sem arrependimento, nem arrependimento sem conversão. Isso confere com a experiência do grupo?

5. Então, responda: pode existir algum cristão que não tenha se convertido, algum cristão que não esteja arrependido de seus pecados?

6. Você conhece algum cristão que seja perfeito e não peque mais?

7. Por que alguém que se converteu e está salvo ainda peca?

A mudança que se realiza com a conversão é imediata e completa, ou é progressiva? Leia Ef 4.11-15; observe as palavras “aperfeiçoamento”, “...até que cheguemos... à perfeita varonilidade... cresçamos em tudo...”.

Essa busca de crescimento e aperfeiçoamento acompanha o cristão em toda a sua vida. É o processo que se chama “santificação”, assunto para outro estudo.

Sem comentários: