sexta-feira, dezembro 14, 2007

Lições Bíblicas - 4

4a. lição - SÓ DEUS PODE NOS SALVAR

Cristo, só Cristo pode nos salvar.

Na cruz Ele estava nos substituindo – Is 53.4-5; nossos pecados e culpas foram transferidos para Ele - “o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele”. É a paz de quem nada mais deve à justiça divina e está em paz com Deus.

Leia Hb 4.14-16; 5.8-9 e 7.24-28. Sacerdote é o que oferece o sacrifício. Cristo Se tornou ao mesmo tempo nosso sacerdote e o Cordeiro sacrificado (v.27). Leia também Jo 1.29; 3.16-18 e 36: Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, foi o sacrifício por Ele mesmo oferecido a Deus, para que todos os que crêem nEle desse modo, sejam salvos da condenação e tenham a vida eterna.

Em At 4.10-12 o apóstolo Pedro afirma que só em Cristo temos de crer para sermos salvos. Em Jo 14.6, o próprio Cristo declara que só por meio dEle podemos chegar a Deus e, portanto, à salvação. Em 1Tm 2.4-5, Paulo declara que só Cristo é mediador entre nós e Deus, porque só Ele “se deu a Si mesmo em preço de redenção por todos”. Redenção é resgate.

Um homem não pode salvar a si mesmo nem a outro, porque é pecador e devedor à justiça divina. Um anjo não poderia morrer por nós, porque não é um ser humano; além disso ele é finito. Só Jesus Cristo é homem “sem pecado”, embora tenha sido “tentado em tudo”. Como Deus, Cristo é infinito e eterno, sendo por isso de valor infinito e eterno o Seu sacrifício feito em nosso favor. Desse modo Ele pode morrer por toda a humanidade; pagando um preço infinitamente grande. Entretanto, só recebe os beneficios de Sua morte expiatória quem nEle crê- Jo 3.18.

Algumas conclusões lógicas desses textos devem ficar bem nítidas em nossas mentes:

1. O pecado de todos nós é algo tão grande e grave que só o próprio Deus é capaz de pagar nossa dívida; o Filho, Jesus Cristo, paga ao Pai por nossos pecados;

2. O amor de Deus por nós é tão grande que Ele Se fez homem, na pessoa de Jesus, “Emanuel, que é Deus conosco” (Mt 1.23). É o que o próprio Cristo disse - Jo 3.16.

3. Quando Cristo diz “ninguém vem ao Pai senão por mim”, mais uma vez Ele Se identifica com o Pai (“Eu e o Pai somos UM” - Jo 10.30), pois Ele não disse “ninguém vai, mas disse “ninguém vem ao Pai senão por Mim”.

4. Quando Ele diz “Eu sou o caminho, e a verdade e vida” (os artigos estão no texto grego), Ele está dizendo que não há outro meio para irmos a Deus senão Ele mesmo. Então, é falso e anti-bíblico afirmar que alguém pode ir a Deus e adquirir a salvação por meio de boas obras, ou reencarnações, ou milhares de missas rezadas em sua intenção, ou qualquer outro meio. Convém reler o que Pedro proclamou em At 4.12: “...em nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”; Pedro falava de Jesus Cristo (leia os vs. 10 e 11).

1 comentário:

Marcelo Novaes disse...

Oi, Rubens.
Estou te convidando para visitar meu blog recém-iniciado:
http://olugarqueimporta.blogspot.com/


Um abraço,

Marcelo Novaes.