quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Lições Bíblicas - 9c

3. O CULTO - Culto é o ato específico de adoração a Deus. Pode ser particular ou coletivo; este em pequeno grupo como no culto doméstico, numa reunião de poucas pessoas ou o culto público, de muitas pessoas. Pode realizar-se em qualquer lugar: em nosso quarto, num comodo de uma residência, no templo de uma Igreja, ao ar livre, numa escola ou numa prisão.

O culto é o nosso relacionamento direto com Deus, ocasião em que O adoramos.

Como podemos realmente adorar o Senhor. Esta é uma questão séria, fundamental, pois é certo que a maioria das pessoas, embora o queiram, não conseguem adorar o Senhor porque não o fazem como Ele requer. Cristo nos ensina a maneira correta. Vamos estudar o assunto para que não nos iludamos realizando atos que não O agradem.

Em João 4, no diálogo com a samaritana, Cristo nos ensina que não há um lugar único onde possamos adorá-Lo ou onde não possamos adorá-Lo - v. 21. Ensina-nos, ainda, que é “em espírito e em verdade que haveremos de adorá-Lo, isto é, o culto espiritual, de alma para alma, sem depender de coisas materiais, e em verdade - culto sincero, real, com base na Verdade que é Cristo e Sua palavra.

Do que consta o culto é outro ponto importante: oração (diálogo com Deus), cântico, confissão de pecados, leitura da Palavra de Deus e meditação sobre ela, e ainda a consagração do adorador ou sua resposta à mensagem enviada por Deus através do culto.

Alguns textos bíblicos são muito ricos sobre o assunto: Ex 3.1-6; Ec 5.1-5; Is 6.1-8; Jo 4.20-24. Leia-os todos, observe-os bem.

Neles encontramos estes elementos: reverência e respeito, mais disposição para ouvir do que para falar, falar com Deus de maneira inteligente, com humildade e submissão, e oferecer-se para o serviço de Deus. Ordem é outro elemento importante do culto, ensinado por Paulo em 1Co 14.26-40, com ênfase nos vs. 26 e 40: "faça-se tudo para edificação", “faça-se tudo com ordem". Aí estão alguns princípios bíblicos para orientar nosso culto.

Infelizmente, nos dias atuais, tem-se dado, no culto, mais tempo aos cânticos do que à Palavra, especialmente em igrejas neo-pentecostais; esse modismo se introduz também em outras igrejas. É um assunto importante e delicado. A Palavra de Deus deve ter um lugar especial e preponderante no culto cristão. Os cânticos , sejam hinos ou outros, devem estar transmitindo, também, ensinos bíblicos ou, pelo menos, nunca deverão chocar-se com o ensino das Escrituras, por mais que possam agradar ao "gosto" dos presentes ao culto.

É de todo conveniente que a ordem de cada culto seja estabelecida em torno do assunto que se vai tratar no sermão ou estudo a ser feito. Será, digamos, uma liturgia temática, em que todas as partes do culto se relacionem com o assunto escolhido pelo pregador, seja evangelização, gratidão, ou uma determinada doutrina, para que no culto todo haja uma unidade, um objetivo a ser alcançado com mais eficiência. O culto não deve ser como uma "colcha de retalhos".

Para ser forte em sua fé e manter-se fiel a Cristo todo cristão precisa viver em comunhão com Deus e prestar-Lhe culto todos os dias e não negligenciar sua participação no culto público com a Igreja. O culto é o ponto alto da vida da Igreja e de cada cristão.

Sem comentários: