terça-feira, março 14, 2006

A Água nas Escrituras



Gn 1.9 – No princípio da criação, Deus separou as águas e a terra seca, formando os mares. Dava Ele forma definitiva à Terra; nela existiam os mares e os continentes, e nestes os rios, como é até hoje.
Referindo-se ao Éden, diz a Bíblia que nesse lugar havia 4 rios: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Diz Gen 2.8 que Deus plantou um jardim para aí colocar o 1o casal, Adão e Eva. Esse jardim era também um pomar, com árvores frutíferas de diferentes espécies.
Jardim e pomar pressupõem existência de água abundante; sem ela não há jardim nem árvores. Nele ocorreu a tragédia do pecado que avassalou a humanidade.
Passaram-se cerca de 1.000 anos e a humanidade se afastou completa e irremediavelmente de Deus - Gn 6.5. Só um homem com sua família permanecia fiel a Deus: Noé. Então Deus destruiu aquela humanidade com exceção dessa família. E o que foi que Deus usou para exterminar aquela população má? A água!
Sobreveio o dilúvio, descrito em Gn 7.4, 11-12: chuva torrencial durante 40 dias e 40 noites; “romperam-se as fontes” – eram as águas do sub-solo jorrando também e inundando toda a região habitada pela humanidade – Gn 7.17-21.
Cenas semelhantes às vezes são vistas por nós, na televisão, quando há grandes enchentes em diferentes partes do mundo. Chuvas torrenciais, maremotos, degelo de geleiras, elevando os níveis dos mares e causando destruição e mortes.
Um filme produzido e exibido há dezenas de anos – “A Bíblia” – criou cenas dramáticas do que teria sido o dilúvio, com as águas cobrindo até os lugares mais altos para onde as pessoas podiam fugir.
Algumas tragédias da atualidade têm como causa a imprudência da humanidade, poluindo a atmosfera, prejudicando a camada de ozônio que protege a Terra filtrando os raios do Sol. Então os raios solares (infra-vermelhos) prejudiciais ao ser humano, causam câncer de pele; mudanças climáticas acontecem prejudicando as pessoas, as criações e a lavoura. Possível causa de tudo isso, a poluição da atmosfera, os incêndios de florestas na Europa, nas Américas e outros continentes.
Um das culpas do homem, é o mau uso da água e dos combustíveis. O homem poderá ser até a causa da destruição de nosso planeta ou da vida na face da Terra.
Por outro lado a Bíblia nos fala da água em centenas de textos. E Jesus usa a figura da água para falar da coisa mais preciosa que Ele quer nos dar: vida eterna. É na conversa que travou com a mulher samaritana, que Jesus lhe pede água para beber. E quando ela se admira de que ele, sendo homem – e judeu – lhe pedisse água, Ele responde: “Se você conhecesse o dom de Deus e Quem está lhe pedindo água, você lhe teria pedido e Ele lhe teria dado água viva”. Depois diz: “Quem beber desta água (do poço) terá sede outra vez, mas quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede”. No mesmo Evangelho de João 7.37, Jesus diz: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba”. Ele usa a água como figura do fator essencial para alguém viver a “vida eterna”, que não é apenas imortalidade, mas sim viver eternamente com Deus, no Céu; e começar a viver essa qualidade de vida desde já, desde o momento em que creia nEle – Jo 3.16 e 36.
Assim como muitos – a maioria das pessoas – usam mal a água material, a maioria também despreza, negligencia, e não pede a água da vida que só Jesus oferece. É só crer nele como o Senhor, o Salvador, o único Redentor.
Não cometa nenhum desses dois erros; use bem a água que Deus criou, absolutamente necessária para a nossa vida material, e receba pela fé em Jesus Cristo, a água da vida, que é o Evangelho.