terça-feira, maio 02, 2006

Eclesiastes 11

Eclesiastes 11.1-10:

Introdução - Deus fez o ser humano um ser moral, responsável pelos seus atos: livre para tomar decisões. Deus o fez “à Sua imagem e semelhança”: inteligente, livre, e lhe deu uma alma imortal. Tudo Deus fez desejando somente o bem para nós; mas nos dá liberdade para escolher entre o bem e o mal, entre a vida eterna com Ele no Céu, e a eternidade sem Ele em um lugar de tormento.

Explicação - Nosso texto, diz, em Ec 11.6: “Semeia pela manhã a tua semente, e à tarde não repouses a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas”. “Manhã” é a fase da vida que vai da infância até a juventude. Nessa fase semeamos aquilo que mais tarde colheremos, como está em Oséas 8.7: “...semearam ventos e segarão (ou colherão) tormentas (ou tempestades)”.

Moral: “Faça logo cedo uma escolha inteligente”

l. Os pais devem semear na mente e no coração da criança (enquanto é cedo) aquilo que é bom, ensinado e recomendado por Deus - Deuteronômio 6.4-7: “Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”. Aos jovens cabe usarem a inteligência desde cedo - Provérbios 1.7: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”; 2.1-6: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz, se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria”; 4.1: “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento”; 6.20: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai”.

2. O versículo oito nos avisa que a vida é longa e devemos desfrutá-la toda, e não só a juventude. E o que semearmos na juventude vamos colher na maturidade e na velhice. O exemplo de Jacó com seus filhos mais velhos, que ele havia criado sem o temor de Deus: só lhe deram dores de cabeça na sua velhice. Há jovens que esbanjam a vida e a saúde, para terem mais tarde problemas sérios de saúde. Por exemplo, conheço um homem idoso, na minha igreja: eu pensava que ele fosse mais velho do que eu, tal a sua aparência, mas ele era dez anos mais novo! Ele mesmo confessou que na juventude jogou fora a saúde, vivendo uma vida mundana.

É enorme a tragédia atual da maioria dos adolescentes, especialmente as meninas: fazem mau uso de sua liberdade e de sua saúde, e assim são milhões que vivem se prostituindo, para diversão de seus “amiguinhos” e “namorados”, gerando filhos em idade imprópria para isso, e assim geram filhos para desgraça deles e delas também.

3. No versículo nove Deus recomenda ao jovem ser alegre – brincar de modo sadio, aproveitar a natureza, praticar esporte, divertir-se sem pecar, agir com liberdade e responsabilidade – lembrando-lhe que por tudo terá de responder, um dia, diante de Deus.

Conclusão – Agora, na infância, e na juventude, é o tempo de cada pessoa tomar a decisão de andar nos caminhos do Senhor, obedecendo Seus mandamentos segundo Deuteronômio 10.12-13: “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor teu Deus, andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?”

Em Apocalipse 1.3 há mais uma sábia recomendação: “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo”. Por isso mesmo o apóstolo Pedro nos exortou em seu sermão pregado no Dia de Pentecostes - Atos 2.38: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”, e no versículo 40: “Salvai-vos desta geração perversa”.

Seja esta, também, a escolha e a decisão de todo jovem e de todo adulto que já ouviu a Palavra de Deus: andar nos caminhos santos do Senhor.

Sem comentários: