quinta-feira, agosto 03, 2006

Princípios Bíblicos para a Educação dos Filhos

“A família é a base da sociedade” é um refrão antigo e verdadeiro.
Família bem organizada e sólida produz sociedade sadia. Família enfraquecida e desorganizada produz sociedade doentia e infeliz. Ao mesmo tempo a sociedade exerce influência enorme sobre cada família; há entre elas uma interação e uma influência recíproca. Cria-se, queiramos ou não, ou um círculo virtuoso ou um círculo vicioso, e quem se beneficia ou sofre as conseqüências ruins é o ser humano.
Cada um de nós é, ao mesmo tempo, fruto do meio e causa, um agente ativo do que será a sociedade em que cada um vive.
Ou somos, individualmente e coletivamente, “sal da Terra e luz do mundo”, ou somos os elementos corruptores e desagregadores da sociedade da qual somos parte.
Individualizando a questão: cada um de nós é, ao mesmo tempo, fruto do meio em que vive – a começar pela família – e também um fator determinante do que seja a família e a sociedade.
O papel principal da família é o de formar pessoas de bem, de bom caráter, que venham a ser fatores de uma sociedade sadia e feliz.
“Educação dos filhos” é o fator determinante do que será a sociedade em que vivemos.
Muitas são as teorias humanas a respeito do assunto. Desgraçadamente têm existido através dos séculos a família poligâmica, família poliândrica, concubinato, e agora o pior arremedo de família, que é a união de homossexuais e lésbicas, que pretendem - e muitos já são os que têm conseguido – “adotar” filhos, visto que sua união é anti-natural e não podem gerar filhos. A deformação moral em que crescerão tais crianças é algo espantoso e repelente.
Ficamos com a sabedoria divina exposta nas Escrituras Sagradas, a Bíblia.
Começamos com o tipo de família. O mundo apresenta vários tipos; a Bíblia fala de um só tipo de família, organizada por Deus.
É a família monogâmica; marido e mulher unidos por Deus, pelo vínculo do amor, gerando, criando e educando filhos para Deus. Por isso mesmo as Escrituras falam, em Gn 6.2 em “filhos de Deus” e “filhas dos homens”, e em 1Jo 3.10 falam de “filhos de Deus” e “filhos do diabo”. Ec 7.29 diz: “Deus fez o homem reto, mas eles buscaram muitas invenções”. Entre essas invenções estão a mentira, a violência, a prostituição, o adultério, a poligamia, a poliandria, o concubinato, o lesbianismo, o homossexualismo (Rm 1.23-27) e tantas outras formas de pecado.
A família começa com marido e mulher (Gn 2.21-22) e será o resultado de ter seguido, ou não, a orientação de Deus para o casal e a família:
1. casal unido pela vontade de Deus - Gn 24.12-14.
2. casal que cultive o amor – Cl 3.14 - nos 3 aspectos da pessoa humana: físico, intelectual e espiritual.
3. casal em que haja respeito entre marido e mulher – Ef 5.25 e 33.
4. casal que busca sempre o entendimento e não o domínio de um sobre o outro – 1Pe 3.7.
5. casal que se organiza também na vida financeira, como bons mordomos de Deus - Lc 14.28.
6. casal que reconhece a necessidade da direção e bênção de Deus, como ensina o Sl 127; que reconhece os filhos como bênçãos dadas por Deus; que cuida deles e reconhece o seu valor.
7. casal que consagra seus filhos a Deus, como Ana consagrou seu filho Samuel - 1Sm 1.9-12 - e Maria, que aceitou a incumbência dada a ela por Deus, em referência a Jesus – Lc 1.30-38.
Convém destacar o papel dos pais na educação dos filhos. Os pais são os colaboradores de Deus na preservação, não só da espécie, mas de um povo exclusivo de Deus, a Igreja - 1Pe 2.9-10; Mt 16.18; Ef 3.6, 10, 14-15.

Princípios bíblicos para educação dos filhos:

1. Ensinar e viver a Lei de Deus – Dt 6.4-9; Pv 9.10; Sl 111.10.
2. Contar aos filhos os grandes feitos de Deus - no passado e no presente - Sl 78.1-8; a História da Redenção.
3. Disciplinar: ensinar, corrigir, discipular os filhos – Hb 12.5-8.
4. Cultivar com sabedoria, uma interação entre pais e filhos - Cl 3.20-21.
5. Mostrar a responsabilidade dos próprios educandos - Ef 6.1-2.
6. Ser para os filhos um paradigma, um modelo, um exemplo digno de ser seguido - 1Tm 4.12; Cl 3.21.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pr. Rubens,

Deus abençoe a vida de vocês.
Que continuem sendo exemplo de família cristã.

Um grande abraço

Eli e Corina