quinta-feira, julho 26, 2007

Enfim...



Não estou surpreso, pois pertenço a uma família de muitos longevos: meu avô paterno, 96 anos; meu pai, 94; minha mãe, 76; minha avó materna, 86; o caçula do 1º casamento de meu pai, 83; meu único irmão vivo tem 83, e agora eu com 80 anos!
Há anos comecei a preparar-me psicologicamente para “ficar velho”.
Não é nada ruim, acredite. Boa saúde, apesar das limitações da senilidade - andar bastante, correr pouco se puder, sem forçar; guiar o carro mas com cuidado redobrado; não estranhar nem se aborrecer quando esquecer que dia é do mês ou da semana, e assim muitas outras marcas da idade provecta.
Conforta-me e anima-me saber que um Oscar Niemeyer, com muito mais idade, ainda é um arquiteto notável, em atividade; que pastores evangélicos, na casa dos 80, ainda são úteis à Igreja. E também lembrar-me que Moisés aos 80 anos foi chamado por Deus para iniciar sua grande tarefa; que o apóstolo João, na idade senil, escreveu suas cartas e o Apocalipse.
É importante sabermos de nossas limitações e ter consciência realista do que ainda somos capazes, para não aceitarmos ser inválidos enquanto podemos fazer alguma coisa boa. Também não se aborreça se alguém quiser limitá-lo.
Aí se completam e não se contradizem os Salmos 90 e 92. O Salmo 90 diz “A duração de nossa vida é de 70 anos, mas se alguns pela robustez chegam a 80, o melhor deles é canseira e enfado” - fala do homem em geral. O Salmo 92 diz do servo do Senhor: “O justo florescerá como a palmeira... Os que estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto”.
Cabe a Deus, e não a nós marcar, os limites, seja a duração de nossa vida, seja a ocupação que nos dá, até o final.
Como é bom envelhecer assim! Promete Deus, através do Salmo 128.6: “Verás os filhos de teus filhos...” (os netos que tenho) “...e a paz sobre Israel”; por essa paz verdadeira lutamos até o fim.
Esteja preparado para viver muito, se Deus quiser; sempre servindo-O com alegria.

S. José dos Campos, 31 de maio de 2007

Sem comentários: