quinta-feira, novembro 22, 2007

Lições Bíblicas - 2

2a. lição - A BIBLIA

A Bíblia é a Palavra de Deus. Dizemos isto porque nela mesmo está escrito: "Toda a Escritura é divinamente inspirada..." - 2Tm 3.16; "Homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" - 2Pe 2.21; e "tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito" - Rm 15.4.

No A.T. são muitos os textos em que lemos: "Assim diz o Senhor:..." (Je 23.16 e outros); Deus dizendo ao profeta: "Escreve" (Ex 34.27 e outros); Deus dizendo: "Toma um rolo e escreve..." (Is 8.1); "Disse o Senhor:... (Ex 6.1; Lv 23.1 e outros).

Pode-se dizer que "a Bíblia contém a Palavra de Deus", mas essa frase não diz tudo. e pode levar pessoas a pensarem que a Bíblia contém mas não é a Palavra de Deus.

A Bíblia é a Palavra de Deus. não no sentido de que tudo o que nela está escrito foi dito por Deus, mas no sentido de que tudo o que está, foi escrito por ordem ou inspiração de Deus, a fim de aprendermos tudo o que nos é necessário tanto a respeito de Deus como de nós mesmos e da vida futura. Na Bíblia encontramos palavras de Deus, palavras e pensamentos do homem e também palavras de Satanás, mas aprendemos através de tudo isso, cujo registro Ele inspirou.

Ela é a Palavra de Deus porque "no seu todo" Deus nos fala. Existem partes na Bíblia que registram pensamentos puramente humanos, e até palavras de Satanás, mas tudo está ali registrado porque o ensino geral final é aquele que Deus nos quer dar. Por exemplo, o livro de Esclesiastes registra os "desvarios e as loucuras" (do homem) - Ec 1.17 - pensamentos materialistas, como os de Ec 3.18-22, mas, em seu todo, o livro ensina lições espirituais preciosas, especialmente na conclusão do livro, Ec 12.1, 7 e 13.

Os "homens santos de Deus” que “falaram inspirados pelo Espírito Santo" foram cerca de 40 (pois não sabemos quantos foram os historiadores que escreveram os livros históricos do A. T., bem como outras partes das Escrituras). Esses escritores viveram e escreveram em diferentes lugares, no enorme período de cerca de 16 séculos. Moisés - o primeiro - 1.500 anos A.C., e o apóstolo João - o último -, autor de Apocalipse, no final do l° século da era Cristã.

Classificação dos livros da Bíblia

Os 66 livros das Escrituras (39 no A.T., 27 no N.T.) podem ser classificados

No Antigo Testamento:

Os 5 livros da Lei - o Pentateuco.

Os12 livros históricos - de Josué a Ester.

Os 5 livros poéticos - de Jó a Cântico dos Cânticos.

Os 17 livros proféticos - de Isaías a Malaquias.

No Novo Testamento:

Os 4 1ivros biográficos (os evangelhos).

Um livro histórico - Atos do Apóstolos.

As 13 epístolas ou cartas paulinas - de Romanos a Filemon.

As 5 epistolas gerais - de Hebreus a Judas.

Um livro profético - o Apocalipse.


Línguas originais (aquelas em que foram escritos os livros): O A.T. em hebraico, com algumas porções em aramaico. O N.T. foi escrito em grego popular, chamado "Koine".

Manuscritos da Bíblia (MSS)

Os originais dos escritos bíblicos não mais existem. De Moisés até nós passaram-se 3.500 anos! Eram escritos à mão, em pergaminhos (peles de animais). Cópias dos originais foram sendo feitas; depois, cópias das cópias, durante muitos séculos.

Havia profissionais que durante séculos realizaram esse trabalho, paciente e escrupulosamente; eram os "copistas".

Até 1947, os manuscritos, que possuíamos, mais antigos da Bíblia eram do séc IV D.C. - do N.T. - e do séc X, do A.T. Naquele ano foram encontrados, primeiro casualmente, e depois em buscas realizadas, muitos manuscritos que, verificou-se depois, eram de vários livros do A.T. em pergaminhos mais ou menos do 2° século antes de Cristo.

Os estudos feitos com base em todos os manuscritos existentes, por uma ciência chamada Crítica Textual, mostram que são plenamente dignos de confiança os textos que possuímos hoje, em forma de livro, do N. T. em grego e do A. T. em hebraico, traduzidos para centenas de idiomas. O próprio Senhor que inspirou os "homens santos" que escreveram "inspirados pelo Espírito Santo", providenciou para que elas fossem preservadas íntegras e corretas até os nossos dias, para salvação de todos os que por meio da Palavra crerem no Senhor Jesus, e nem poderia deixar de ser assim, pois "a Fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” Rm 10.17.

Concluindo: Deus inspirou homens para escreverem exatamente o que Ele queria que fosse escrito (é o que na Teologia chamamos Inspiração da Bíblia); Ele mesmo preservou toda a Escritura através dos séculos; Ele nos dá o Seu Espírito Santo para fazer-nos entender a Sua palavra (é o que chamamos Iluminação). "O Consolador, o Espírito Santo, a Quem o Meu Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" - Jo 14.26. A obra de Deus é sempre completa, à semelhança do que está em Fp 1.6.


Importância desta doutrina para a vida cristã

Não basta saber muitas coisas sobre a Bíblia; precisamos conhecer a própria Bíblia, Palavra de Deus. Ap 1.3 diz: "Bem aventurado aquele que crê e aqueles que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo". Quem sabe ler, leia; quem não pode ler, deve ouvi-la, e todos precisamos crer e por em prática o seu ensino.

A leitura das Escrituras deve ser diária. Assim como alimentamos diariamente o corpo, também precisamos alimentar a alma com a Palavra de Deus. Diz o Sl 12: "dia e noite".

Sem comentários: