quinta-feira, novembro 29, 2007

Lições Bíblicas - 2b

Importância desta doutrina para a vida cristã

Não basta saber muitas coisas sobre a Bíblia; precisamos conhecer a própria Biblia, Palavra de Deus. Ap 1.3 diz: "Bem aventurado aquele que crê e aqueles que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo". Quem sabe ler, leia; quem não pode ler, deve ouvi-la, e todos precisamos crer e por em prática o seu ensino.

A leitura das Escrituras deve ser diária. Assim como alimentamos diariamene o corpo, também precisamos alimentar a alma com a Palavra de Deus. Diz o Sl 12: "dia e noite".

Métodos para leitura da Bíblia


Existem vários.

1. Um deles é ler a Bíblia toda, em sequência, de Gênesis até Apocalipse. Quem ler tres capítulos por dia, de segunda a sábado, e cinco no domingo, ao fim de um ano terá lido a Bíblia toda. Cada um deve ler quanto quiser, mas é importante ler a Bíblia toda e quanta mais vezes, melhor.

2. Além do 1° método, outro modo de ler é no estudo de lições da Escola DominicaL fazendo as "leituras diárias" e todas as passagens que forem citadas.

3. Muitos lêem a Bíblia procurando os textos pelos assuntos que lhes interessam. Urna “Concordância Bíblica” nos ajuda a encontrar tais textos.

4. Também é interessante procurarmos as "passagens paralelas" indicadas nas próprias Bíblias, no rodapé, e assim, enquanto tivermos tempo, iremos lendo os mais variados textos e conhecendo cada vez mais a Bíblia.

5. É também interessante duas ou mais pessoas se reunirem para ler a Bíblia periodicamente, diariamente ou não. Isto pode ser um estímulo para crentes novos ou para aqueles que estão tendo dificuldades para criarem o hábito da leitura bíblica.

Ao lado de tudo isto, decorar textos bíblicos é excelente.

Crente preguiçoso para ler e estudar a Bíblia será sempre um cristão fraco.

Sem comentários: