quarta-feira, julho 23, 2008

Lições Bíblicas - 14a

EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO

Leia: Mc 16.15-16; Mt 28.16-20; At 1.8; 2Tm 2.24-26.

Depois de um bom trabalho de evangelização, se o Senhor acrescentou à Sua Igreja os que Ele escolheu e deu ao Senhor Jesus, com alegria a Igreja recebe novos irmãos que precisam de cuidados especiais. Deve seguir-se o que se tem chamado de Discipulado. Que é isso?

Discipulado é o trabalho a ser realizado com os crentes novos no sentido de adestrá-los para a nova vida, bem corno ajudá-los em seu amadurecimento espiritual e na adaptação ao novo meio social e familiar, a Igreja.

Esse trabalho pode ser feito na Igreja por uma classe específica, ou por pessoas preparadas para esse tipo de ministério, ou cada crente espontaneamente se encarrega de "discipular" um novo irmão, discípulo de Cristo. Discipular significa ensinar e também disciplinar.

Dividamos o assunto.

1°) O que são "discípulos" no Novo Testamento? Em dezenas de textos encontramos referências de Jesus e de outros, aos que O seguiam ou haveriam de segui-Lo. Pela simples leitura desses textos aprendemos muito sobre o relacionamento entre o Mestre e os discípulos.

Leia Mt 5.1; 8.21; 9.19 e 37; 10.24-25; 12.1; 15.2; 16.24; 18.1; 19.10; 20.17; 23.1; 24.1; 26.1-2; 26.18, 26, 36, 40 e 56; 27.57-58; 28.7, 16; Lc 14.26-27, e 33; 19.37; Jo 6.66; 8.31; 13.35; 15.8 e muito outros.

A palavra grega traduzida por "discípulo", transliterada, é "mathetés" por exemplo em Mt 5.1, onde está no plural. Em Mt 28.19, "fazei discípulos" usa-se o verbo "mathetéuo”.

Em português a palavra discípulo é relacionada com disciplina, que tanto significa uma matéria que se ensina como também a observância ou obediência a regras estabelecidas de comportamento.

Discípulo é mais do que aluno; é aquele que, além de aprender com o mestre, segue a sua orientação reconhecida como autorizada. Assim, mestre é mais do que professor; este ensina, mesmo não fazendo seguidores; mas o mestre ensina com tal sabedoria e autoridade, que é respeitado e seguido pelos discípulos.

Ser cristão é ser discípulo de Cristo no sentido acima.

2°) Como fazer discípulos de Cristo? Há muito líderes, hoje, fazendo discípulos deles mesmos. Estão errados; se são cristãos, devem se-los de Cristo. Ninguém tem de ser, em matéria de fé, discípulo do pastor da Igreja,ou de qualquer outra pessoa, mas unicamente de Cristo.

3°) Como discipular é agora a nossa questão. Depois de evangelizar precisamos consolidar o ensino já recebido pelo novo irmão, sobre a correta doutrina de Cristo:

a) ''Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido" - Lc 19.10. Toda pessoa, antes de receber a Cristo, está perdida. É preciso crer nEle para ter a salvação. "Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado..." "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (Jo 3.18 e 36).

b) Todo aque1e que está realmente salvo, vive uma nova vida e põe em prática a Ética cristã com base nos mandamentos: 1Jo 2.3-6 e Jo 15.8-12 e no Sermão da Montanha - Mt 5 a 7.

c) O salvo tem o Espírito Santo (At 2.38 e 1Co 12.13) e é por isso que ele pode compreender o ensino e a vontade de Deus (Jo 16.13).

d) Todo salvo se torna um servidor de Cristo - Mt 20.1; Lc 10.2 - e um "pescador de homens" - Mc 1.17.

e) A salvação é global,completa. Cristo salva o homem todo - corpo e alma; salva-o da condenação e do poder do pecado. O Evangelho tem um objetivo individual - atingindo e salvando "cada um" e não uma coletividade - At 2.38; tem um objetivo ético e moral, pois com a salvação espiritual vem a "santidade de vida", solução ou a superação dos demais problemas; sendo ético e moral, o objetivo é também social, pois ensina a sociedade a ser justa e nós, como "sal da terra e luz do mundo" temos de permear e santificar o mundo, a sociedade humana, ainda que ela permaneça incrédula e perdida - Mt 5.16; Fp 2.15; Mc 5.18-19; 1Co 7.14 (na família).

Sem comentários: