quarta-feira, julho 30, 2008

Lições Bíblicas - 14b

A Igreja


Outro passo importante no discipulado: apresentar a Igreja ao novo discípulo, como a Bíblia diz que ela é, com suas virtudes e suas falhas.

a. A Igreja é uma comunidade de amor - Jo 15.9-13, 17; 1Jo 4.19-21; Jo 11.32-36; 2Co 12.15. Da realidade deste aspecto da Igreja depende a realização dos demais. É importante que o evangelizando encontre novos amigos na Igreja, pois ele certamente vai perder antigos amigos, dos quais não será mais companheiro, embora continue sendo amigo deles.

b. A Igreja é uma família, a família de Cristo- Ef 3.14-15, Mc 3.31-35. Por isso é que os cristãos são referidos em Atos como "os irmãos" (15.3 e 23); na Igreja primitiva "tinham tudo em comum" - At 2.44. Precisamos levar a sério o fato de sermos irmãos; os cristãos de Jerusalém levaram isso até as últimas consequências - At 4.32.

c. A Igreja é um corpo - como um organismo vivo, os membros estão intimamente relacionados uns com os outros, precisando cooperar mutuamente em tudo - 1Co 12.13-27. Para isso a Igreja deve estruturar-se convenientemente.

d. A Igreja é uma comunidade terapêutica. Todos nós somos pessoas carentes; uns mais, outros menos, mas todos somos carentes. Este é um ponto que tem sido pouco tratado entre nós. Por essa razão vamos nos alongar um pouco.

Nossas carências podem ser espirituais, morais, emocionais, físicas, financeiras, etc. Todos queremos ser acolhidos com nossas carências e assim ternos de nos acolher uns aos outros, por mais custoso que isto seja. Paulo recomenda: "...suportando-vos (apoiando-vos) uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros..." - Cl 3.12-14 e Tg 5.16: "Confessai ... orai uns pelos outros".

As carências emocionais e os problemas do passado e do presente tornam uma pessoa até mesmo psicologicamente enferma. Pois, psicólogo ou não, por amor e com a sabedoria e bom senso dados pelo Espírito Santo, precisamos ajudar-nos até quando os problemas chegam a afetar a saúde emocional e psíquica de alguém. Lembremo-nos de que existem doenças físicas resultantes de problemas emocionais. Ajudando na cura destes, estaremos ajudando na cura até de enfermidades físicas de origem emocional. Toda cura vem de Deus - Sl 103.3.

A Igreja é como um grande hospital onde os doentes somos nós, que nos ajudamos mutuamente, e onde o médico de todos é Cristo.

Quantas pessoas existem com problemas sérios de rejeição, culpa, ódio, depressões, desânimo e tristeza; são estados doentios da alma; muitas dessas pessoas são curadas quando encontram na Igreja aceitação (Mc 3.34-35; Rm 14.1; Gl 6.1), quando compreendem que, arrependidas, seus pecados são perdoados; por isso elas também tem condições de amar e perdoar; tornam-se otimistas por causa da fé e da esperança e ganham a alegria da salvação . A correta participação na Ceia do Senhor, a confissão de nossas culpas, não só a Deus, mas - quando necessário - também a uma outra pessoa, que pode ser o pastor ou outro irmão em quem deposite confiança, são grandes passos para a cura de nossos males.

e) A Igreja, corpo de Cristo, é formada de pessoas defeituosas como nós. Sempre foi assim, desde os tempos do A.T. A Bíblia não esconde os defeitos de Abrão, de Davi e de nenhum dos santos do Senhor. Na Igreja primitiva, nos tempos apostólicos, tivemos os casos de Ananias e Safira, Demas que "amou o presente século" e tantos outros, e assim é até hoje. O corpo é imperfeito, mas a Cabeça, Cristo, é perfeita e é a Ele que servimos quando servimos o próximo e a Igreja.

É em Cristo, e nEle SÓ, que tem de estar firmada a nossa fé. Com Ele nunca nos decepcionaremos.

"Ele mesmo deu uns para apóstolos e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura de Cristo... cresçamos em tudo nAquele que é a cabeça, Cristo." - Ef 4.11-15.

Esforce-se, cresça; e a Igreja estará crescendo com você

Sem comentários: