quinta-feira, abril 16, 2009

O Culto público e o Domingo

Culto é assunto intimamente ligado ao Domingo, que é o "sábado" (descanso) cristão.
Um bom ponto de partida para esta reflexão é um estudo rápido sobre o quarto mandamento, em Êxodo 20.8-11; Ne 13.12-22; e Ez 22.26, 20.11-24. Aí encontramos o mandamento, a maneira como Neemias o entendeu e exigiu que fosse obedecido, e a queixa de Deus contra Seu povo por não observar corretamente o quarto mandamento. Leia estes textos.
Reduzir a obediência ao quarto mandamento apenas às horas de culto e escola dominical é desobediência.
É importante que em todos os mandamentos e leis descubramos os princípios permanentes para não nos atermos apenas às regras e costumes locais e temporários.
O quarto mandamento encerra o princípio do trabalho e do descanso: toda pessoa tem o dever de trabalhar e de descansar de maneira adequada para atingir o fim principal do dia de descanso, que é a a santificação.
O domingo não é feriado religioso. É um dia totalmente diferente no seu sentido e nas práticas a serem realizadas. O verdadeiro sentido e espírito do domingo (sábado cristão) precisam ser bem entendidos e observados.
Tudo o que for necessário para nosso descanso e tudo que seja necessário e conveniente para nossa santificação deve ser feito sem que uma coisa prejudique a outra. Por exemplo: assistir a certos programas de televisão no domingo pode ser bom para o descanso físico, mas não ajuda a santificação, antes prejudica, então deve ser evitado.
Em Ezequiel 22.26 há a clara condenação da mistura do que é santo com o que é impuro, pernicioso, mau.

1 comentário:

Roger disse...

Ah... entendi: os programas de TV que atrapalhariam a santificação do domingo devem ser vistos então em outros dias da semana!

(Rubinho, esse comentário fica aqui só entre a gente. Nada de falar para o velho, ok?)