quinta-feira, abril 30, 2009

A ordem do culto

Nossa adoração deve começar no momento em que entramos na casa do Senhor, buscando nos sintonizar com Deus: em silêncio, orando, lendo a Bíblia, meditando, criando em nós mesmos as condições espirituais para sermos edificados e santificados durante o culto. Para isso precisamos chegar alguns minutos antes do início do culto. Um prelúdio musical, muito suave, com instrumento delicado, pode ajudar-nos.

O início do culto convém que seja com louvor. Um hino ou um salmo de louvor lido por todos ou pelo dirigente, ou uma oração de louvor, ou os três, cada um feito da melhor maneira que somos capazes de fazer.

Depois de sentirmos a presença de Deus vem a contrição (tristeza pelas nossas ofensas a Deus). É hora de orarmos silenciosamente, cada um confessando seus pecados; é hora de alguém orar em nome de todos em confissão coletiva de pecados; é hora própria para a leitura de um salmo penitencial ou outro texto que fale de nossos pecados, e para o cântico de um hino de contrição.

Isto feito, convém que se leia algum texto que fale sobre o perdão concedido a quem confessa arrependido. Por exemplo, Rm 8.1; 1Jo 1.9.

Reconciliados com Deus, é agora o momento próprio para ouvirmos a mensagem de Deus. Desta parte constarão a leitura escolhida para o sermão, o próprio sermão, pregação ou estudo, seja qual for o nome que lhe dê.

Na parte de consagração ou dedicação fica bem uma oração logo após a mensagem, oração sobre a mensagem, como resposta do povo a Deus – não um comentário sobre a mensagem. Cabe, também, a oração silenciosa de cada um e o cântico de um hino apropriado à mensagem, que seja uma resposta a Deus diante do apelo que Sua mensagem traz.

Dessa forma está completo o culto. Se houver batismo, ofertório, ou celebração da Ceia, deve ser feito também nesta parte do culto.

O encerramento do culto poderá ser feito com uma oração de gratidão e louvor, a leitura de um texto bíblico apropriado ou a impetração da Benção Apostólica. Ou todas essas coisas, sem prolongar demais o tempo do culto.

Sem comentários: