quinta-feira, maio 14, 2009

O Dirigente do Culto - 1

Este precisa conhecer bem o que podemos denominar “teologia do culto”, exposta com simplicidade nos estudos anteriores.

Precisa ter uma postura adequada ao serviço do culto: consciência de que vai dirigir ou conduzir todas as partes do culto na direção do serviço a Deus somente. Humildade e espiritualidade são qualidades essenciais; qualidades que não devem ser exibidas pelo dirigente e por ninguém, mas Deus as observa e abençoa.

Nenhum dirigente de culto deve transformar-se em “animador” do culto, à semelhança dos “animadores de auditório”. Deve observar bem o que está em Eclesiastes 5.2-3: “...não te precipites com a tua boca... sejam poucas as tuas palavras”. O culto deve ser vivo e não “animado” artificialmente. Fale pouco, o menos possível para anunciar as partes do culto e para dizer o estritamente necessário.

Não há motivo para que cada hino, cada corinho, cada passagem bíblica lida, cada oração a ser feita, seja alvo de um pequeno comentário da parte do dirigente. Alguns chegam a fazer vários mini-sermões; isso apenas torna o culto mais longo e cansativo, especialmente quando se fala o óbvio, sem acrescentar nada.

É preciso lembrar que o centro do culto deve ser “a Palavra” que será exposta especialmente no sermão, se houver sermão. E então não se deve gastar tanto tempo do culto antes da pregação, de tal modo que quando a palavra é dada ao pregador, o povo e o próprio pregador já estão cansados.

O tempo conveniente para o culto público é de 60 a 90 minutos, basta administrar bem esse tempo.

2 comentários:

Marcio disse...

Que bom ler comentarios sobrios !!! Abraç(o____ Rubinho ... Deus contigo hj e sempre !!! Muita inspiração !!!

Renan Silva disse...

Deus derrame seu amor sobre você!
Sem o amor de Deus não somos nada!

Vende tudo o que você possui!

Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa no pais iria mudar!
Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !
E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca... Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
" Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade em quando ainda há tempo...