quinta-feira, maio 28, 2009

Um relatório pastoral - 1987

Peço licença aos leitores deste blogue para apresentar um documento que encontrei em meio aos estudos e textos escritos por meu pai. Trata-se de um relatório de atividade pastoral que ele apresentou ao seu presbitério - o Presbitério Oeste Paulistano, da Igreja Presbiteriana do Brasil - em janeiro de 1988. Faço isso porque dá uma boa ideia de qual fosse a atividade pastoral de meu pai naqueles tempos, aos 60 anos de idade.


Com alegria e gratidão a Deus presto este Relatório, no 35o. ano do meu trabalho ministerial. Senti muito de perto a mão de Deus a sustentar-me, como no passado, mas de forma muito clara e confortadora neste ano que se finda.
Um ano eclesiástico de 11 meses, porque a última reunião do Presbitério foi em fevereiro passado, e esta em janeiro.
Ano muito pesado e de difíceis provações em decorrência de resoluções do Presbitério, que me atingiram pessoalmente, e de aperto financeiro decorrentes do "salário" a mim destinado pelo Presbitério nos 5 primeiros meses do ano. Mas o Senhor mesmo me sustentou e me livrou de todas as aflições.
De janeiro a dezembro pastoreei a I. P. Bom Pastor (Osasco, SP) com a congregação na Cohab (Carapicuiba, SP), e de junho a dezembro também a I. P. Belém (Carapicuiba, SP). Foi para mim um privilégio e um refrigério espiritual pastorear estas igrejas, onde o Senhor me concedeu muitas e grandes alegrias. Trabalho intenso, que às vezes chegava ao limite de minhas energias.
Estatisticamente o trabalho pode ser assim resumido:
1- Pregações - 134: nas igrejas - 115; em casas particulares - 4; em outras igrejas, como convidado - 6; em ofícios fúnebres - 6; em ocasiões especiais - 3.
2- Visitas pastorais em casas e hospitais - 146.
3- Reuniões diversas - 29.
4- Atos pastorais - 51: Santa Ceia - 30; batismos - 10; Profissões de Fé - 5; Ofícios fúnebres - 6.
5- Aulas - 53: Escola Dominical - 48; classe de Catecúmenos - 5."


Infelizmente não achei a sequência do relatório, no qual ele com certeza faz uma crítica do trabalho realizado e propõe seu plano para o ano. Mas creio que o leitor pode perceber que o trabalho pastoral era intenso e variado. Na pŕoxima semana voltaremos aos estudos.

1 comentário:

Éverton Vidal disse...

Gostei disso. E seu pai é (era?) um "cabra macho" (assim se diz no norte a respeito dos homens trabalhadores).