terça-feira, janeiro 12, 2010

Mundo Enlouquecido

Há muitos anos assisti a um documentário chamado “Mundo Cão”, que mostrava muitas das práticas mais sórdidas espalhadas pelo mundo.
Atualmente o “mundo cão” está todos os dias exposto cinicamente nos noticiários em geral e em programas de televisão, que conseguem audiência e patrocínio à custa de mostrar o que o mundo tem de pior e mais perverso; e o faz como se tudo fosse muito bom.
É a mídia a serviço da corrupção dos costumes. É claro que os donos da mídia, os apresentadores e os programadores sabem que, ao mesmo tempo que informam o mundo sobre o que acontece de mais degradante e destruidor, estão estimulando outros a ingressarem em tais atividades. Hoje assisti na TV uma entrevista com “garotas de programa”. Fico a imaginar quantas mocinhas, influenciadas negativamente, terão decidido hoje tornarem-se prostitutas e passarem a ganhar dinheiro “fácil”, ganhando a morte também.
Vivemos no mundo cão.
No plano da violência mundial, o que acontece é uma antropofagia: matar a fome com a carne do outro. No plano dos costumes, há uma campanha para desacreditar e destruir a família. Prevalece a filosofia hedonista: o prazer físico é o “sumo bem”. No campo do trabalho, é o domínio e exploração do homem pelo homem; o que importa é o lucro – a consequência é a concentração de renda e aumento da miséria. No campo político, o desejo do poder, conquistado por meio da corrupção ativa e passiva. No trânsito, competição, irresponsabilidade e morte. No meio ambiente, cada vez mais completa a destruição da Terra, com o solo, a água e a atmosfera degradados. As cidades cada vez maiores oferecem cada vez menos bem estar; ao invés de aumentar o número de pequenas cidades, aumenta o tamanho das megalópolis com péssima qualidade de vida. Na política internacional, as nações ricas produzem e vendem às nações pobres armas para alimentar suas guerras absurdas; fazem tudo para que continuem pobre e dependentes.
Que falta faz o Evangelho! O “mundo cão” precisa de Cristo!
O que podemos fazer? A primeira coisa, essencial, é não embarcar nessa filosofia do mundo enlouquecido; “não vos conformeis com este mundo” - Rm 12.2, isto é, não tomemos a forma deste mundo cão. Vamos parecer “antiquados”? Que seja!!! O mundo está errado, precisando de reforma. Cristo não se conformou , os apóstolos não se conformaram; um dia foram acusados de "alvoroçarem o mundo" – At 17.6.
Firme sua posição, seja diferente mesmo, dos “filhos dos homens”, pois somos “filhos de Deus” - Gn 6.1-2. Com coragem, coloque-se ao lado de seus irmão fiéis “olhando para Cristo” e não para os que ficam “coxeando entre dois caminhos” - 1Rs 18.21

Sem comentários: