sexta-feira, janeiro 15, 2010

Um Estudo em Provérbios - A Mulher Virtuosa

PROVÉRBIOS 31.10-31

Situando o texto:
É um poema, um acróstico; cada frase é iniciada com uma letra do alfabeto hebraico, em ordem sequencial. Não se tem certeza da autoria. Data da época de Salomão. Termina o livro de Provérbios mostrando a esposa perfeita, segundo alguns. Apresenta-nos uma família estável emocionalmente - no centro dessa família está a mulher virtuosa ou perfeita. É uma mulher rica, mas é um modelo ideal. Não poderemos imitá-la na totalidade, mas podemos aprender com os ensinos preciosos do seu exemplo.
Esse é o tema que vamos estudar - apesar das diferenças de época, os princípios permanecem.
Consideremos o assunto sob 4 aspectos:

1- Quanto aos bens materiais:
A mulher virtuosa considera importante os bens materiais. Faz o melhor, dentro de suas possibilidades: O texto não se refere a supérfluos, mas o essencial é o melhor que existe.
1.1- Busca o material de melhor qualidade - lã, linho, cobertas dobradas - versículos 13, 19, 21 e 22.
1.2- Provê mantimento para a casa – versículos 14 e 15.
1.3- Faz panos de linho fino para vender no mercado - a mulher trabalhando e ganhando dinheiro. Apesar de rica, com marido e filhos para trabalharem e proverem a casa com o necessário, e de todas as atividades que tinha, ainda encontrava tempo para trabalhar e ganhar dinheiro. Naquela época era muito difícil a mulher trabalhar para ganhar dinheiro; diferente de hoje – versículo 24.
1.4- Planta (manda plantar) uma vinha. Investe sabiamente suas economias. Examina uma herdade e a adquire - resolve. Não manda simplesmente o recado para o marido resolver, mas toma a decisão – versículo 16.

2- Quanto à família:
2.1- O marido confia plenamente nela, na sua pessoa como um todo. Ela tem valor para ele não apenas pelos seus atributo físicos - versículo 11.
2.2- Prestigia e apoia o marido - nos aspectos físico, emocional e espiritual - ela lhe faz bem. Não diz apenas que ela não lhe faz mal, mas que faz bem – versículo 12.
2.3- É uma ajuda para o marido: contribui para o seu equilíbrio emocional, para o seu bom nome, sua posição, sua atuação entre os juízes (anciãos). Não pelas roupas que ele vestia ou pela sua aparência, mas pelo seu equilíbrio emocional - versículo 23.
2.4- Trata bem o marido todos os dias. É bem mais fácil tratar bem de vez em quando – versículo 24.
2.5- Educa os filhos com sabedoria; o conflito de gerações - os filhos na idade da razão louvando sua mãe - versículo 28.
2.6- Controla as atividades e o ambiente do lar – versículo 27.
2.7- Levanta cedo para organizar seu dia com precisão. A preguiça não a vence – versículo 15.
2.8- Tem prazer em cuidar do lar e dos familiares - versículo 13.

3- Quanto à sociedade:
3.1- Está integrada na vida comercial da comunidade, não está alheia a ela, presa dentro de casa. A mulher virtuosa não é aquela que se isola de tudo e cuida única e exclusivamente da família - versículo 16 e 24.
3.2- Percebe as necessidades dos aflitos e dos pobres e os socorre - versículo 20.
3.3- Fala com sabedoria e amor - versículo 26.

4- Quanto a Deus:
4.1- Teme a Deus e é reconhecida como tal – versículo 30.
4.2- Merece o reconhecimento de todos pelo seu valor – versículo 31.
...

(estudo incompleto)

Sem comentários: