sexta-feira, janeiro 29, 2010

As Bem aventuranças

"Fome e sede de justiça

Há uma tendência nas pessoas de isolar um texto bíblico de seu contexto. Quando fazemos isso sempre encontramos um texto que concorda conosco; é um erro frequente e grave.
Quanto às bem aventuranças - como em toda a Escritura - cada uma delas tem muito a ver com as outras.
Assim, por exemplo, a que diz: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça”. - Mt 5.6.
Ter fome e sede de justiça é não se conformar com a injustiça em qualquer lugar e em qualquer momento. É reagir - mas de maneira sábia e prudente, não só emocionalmente - diante de qualquer injustiça. Calar diante da injustiça e do erro é tornar-se conivente e cúmplice. Temos que dizer, externar nossa discordância e nossa afirmação do que é correto.
Temos que fazê-lo, porém, observando todo o ensino das Escrituras, particularmente a bem aventurança que diz “Bem aventurados os pacificadores”. Não temos que ser semeadores de discórdia e até de inimizades. Temos que amar sempre.
Podemos dissentir energicamente sem deixar de amar e respeitar aquele que errou. Não podemos é pecar por omissão, por covardia. “Não vos conformeis com teste mundo...” e “Se possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos” - Rm 12.2 e 18.
Do mesmo modo, não podemos ser pacíficos e pacificadores a ponto de deixar passar toda espécie de injustiça.
Equilíbrio é a virtude necessária, embora não seja explicitamente mencionada. Essa virtude é notada muitas vezes nas atitudes de Cristo. Por exemplo, em Mc 3.5: “com indignação, condoendo-se da dureza de seu coração...”, e Mc 10.21: “...o amou e disse: falta-te uma coisa”...
Seja um verdadeiro cristão em tudo, e não só no que lhe for fácil.

Sem comentários: