sexta-feira, abril 16, 2010

O Estudo Bíblico Indutivo - exemplos - 6

Provérbios 31.10-31 - A mulher virtuosa

1 - Observação do texto

1.1 - É um poema, um acróstico - cada letra inicial é uma letra do alfabeto. Não é a descrição de um fato.
1.2 - Quem? Uma família estável emocionalmente. Servas. A mulher virtuosa, a mãe na família, é a figura central do texto.
1.3 - Onde? Dentro de uma casa rica e na comunidade (cidade).
1.4 - Quando? Os acontecimentos abrangem todo o dia, desde muito cedo.

2 - Informações do contexto

2.1 - Autoria desconhecida. Alguns atribuem à mãe de Salomão (Lemuel).
2.2 - Data da época de Salomão.
2.3 - A mulher naquela época: se o marido ou o pai permitissem, ela poderia trabalhar e ganhar algum dinheiro.
2.4 - O trabalho na casa daquela época e na de hoje: água encanada, luz elétrica, eletrodomésticos, empórios, padarias, lojas etc.
2.5 - Termos a serem esclarecidos: "fuso" (significado incerto; o contexto indica capacidade de fabricar suas próprias linhas), "roca" (haste de madeira ou de cana com bojo na extremidade, no qual se enrola a rama do linho, do algodão, da lã, etc., para ser fiada), "escarlata" (cor muito viva e brilhante - tecido de seda ou de lã, dessa cor), "púrpura" (matéria corante vermelho-escura, indo para o violeta, largamente utilizada pelos antigos para tingir tecidos, símbolo de riqueza ou de alta dignidade social), "portas" (o portão da cidade era o fórum público de conselho e julgamento), "anciãos" (juízes, respeitados na sociedade), "lâmpada não se apaga de noite" (usada para iluminar - não havia luz elétrica - indica que tinham recursos para conservá-la acesa, estavam funcionando).
2.6 - Figuras de linguagem: "navio mercante", "cinge os lombos de força", "lâmpada não se apaga de noite", "estende as mãos no fuso", "abre a mão ao aflito", "a força e a dignidade são os seus vestidos", "fruto das suas mãos".

3 - Observações sobre a mulher virtuosa.

É uma mulher rica. Não podemos imitá-la no seu trabalho mas a sua conduta nos apresenta ensinos preciosos - apesar das diferenças de época, os princípios permanecem.

Consideremos o assunto sob 4 aspectos:

3.1 - Quanto aos bens materiais. A mulher virtuosa considera importante os bens materiais. O texto não se refere ao supérfluo, mas o essencial é o melhor que pode adquirir.
3.1.1 - Busca o material de melhor qualidade - lã, linho, cobertas dobradas.
3.1.2 - É econômica.
3.1.3 - Provê mantimento para a casa.
3.1.4 - Faz panos de linho fino para vender no mercado. A mulher trabalhando e ganhando dinheiro. Apesar de rica, com marido e filhos para trabalharem, ainda acha tempo para trabalhar e ganhar dinheiro.
3.1.5 - Manda plantar uma vinha. Investe sabiamente suas economias (rendas do seu trabalho). Examina uma herdade e adquire-a. Não manda o recado para o marido resolver, mas toma a decisão.

(continua)

Sem comentários: