terça-feira, abril 20, 2010

O Estudo Bíblico Indutivo - exemplos - 7

3.2 - Quanto à família

3.2.1 - Seu relacionamento com o marido é excelente - ele a elogia.
3.2.2 - O marido confia plenamente nela, na sua pessoa como um todo. Ela tem valor para ele não apenas pelos seu atributos físicos.
3.2.3 - Separa tempo para o marido. Prestigia o marido e o apoia - nos aspectos físico, emocional e espiritual (as consequências da vida sexual). O texto diz que ela lhe faz bem; não diz que ela não faz mal, mas que faz bem.
3.2.4 - É uma ajuda para o marido: contribui não só para o seu equilíbrio emocional, mas para o seu bom nome - no meio dos juízes.
3.2.5 - Trata bem o marido todos os dias.
3.2.6 - Tinha tempo para os filhos - o seu relacionamento com eles é excelente. Educa-os com sabedoria. O conflito de gerações - os filhos na idade da razão, louvando sua mãe.
3.2.7 - Controla as atividades e o ambiente do lar.
3.2.8 - Levanta cedo para organizar o seu dia com precisão.
3.2.9 - Tem boa vontade em cuidar do lar e dos familiares.

3.3 - Quando à sociedade

3.3.1 - Está integrada na vida comercial da cidade - não está alheia a ela, presa dentro de casa. A mulher virtuosa não se isola de tudo e cuida apenas da família.
3.3.2 - Percebe as necessidades dos aflitos e dos pobres e os ajuda.
3.3.3 - Fala com sabedoria e edificação.
3.3.4 - Colhe os frutos do que plantou - a sociedade a admira.

3.4 - Quanto a si mesma

3.4.1 - Tem consciência de sua responsabilidade e de sua função na casa e na sociedade.
3.4.2 - Não tem preguiça, apesar de rica.
3.4.3 - É dinâmica - ativa, inclusive fisicamente, e não passiva. Os verbos que aparecem no texto o demonstram: versículo 13 - “busca”, “trabalha”; 14 – “traz”; 15 - “levanta”, “”; 16 - “examina”, “planta”, “adquire”; 18 - “prova”; 19 - “estende”; 22 - “faz”; 26 - “fala com sabedoria”.
3.4.4 - Toma decisões: versículo 15 - “distribui tarefas”; 16 - “examina e adquire”; 18 - “prova e vê que é boa a mercadoria”; 27 - “olha pelo governo”.
3.4.5 - Valoriza a si própria:
3.4.5.1 - cuida de sua saúde física;
3.4.5.2 - olha por sua aparência;
3.4.5.3 - Não faz o trabalho que deve ou pode ser feito por outra pessoa (servas ou filhos);
3.4.5.4 - Toma tempo para si própria: - tempo para estudar, para refletir. Fica patente porque só assim poderia: planejar (ri-se do dia futuro); administrar a casa; educar os filhos sabiamente e ser ajudadora do marido: há necessidade de se analisar problemas, comportamentos, situações, e resolvê-los; ter sabedoria.
3.4.5.5 - Teme ao Senhor. Aqui está, realmente, o segredo de seu sucesso. E isto exige tempo e espaço - o relacionamento com o Senhor é individual. A mulher virtuosa não é alguém simplesmente com sorte - é o resultado de estudo, meditação, oração, entrega ao Senhor e um desejo real de servi-Lo. As boas obras são o resultado de um interior trabalhado pelo Espírito Santo. O contrário é apenas um ativismo. As suas obras, o fruto das suas mãos, a louvam.

(continua com novo estudo)

Sem comentários: