sexta-feira, janeiro 04, 2008

Lições Bíblicas - 6

6a lição – REGENERAÇÃO


Em 1Pe 1.3 o apóstolo Pedro nos diz que Deus “segundo a Sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança”. Em Tt 3.5 Paulo diz que Deus “segundo a Sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo...”.

Regeneração é o ato do Espírito Santo pelo qual Ele gera no escolhido uma “nova criatura”. A mesma pessoa que antes da regeneração, não cria em Jesus Cristo, não queria a vida cristã, nem mudar de vida. Depois de ser dessa forma tocado pelo Espírito Santo, que cria nela uma nova disposição de alma, essa mesma pessoa passa a crer em Cristo, a desejar a salvação, a querer realmente uma nova vida segundo a vontade de Deus

Essa mudança quase misteriosa é que se observa nitidamente em Saulo de Tarso que, a caminho de Damasco, para onde se dirigia cheio de ódio a Cristo e aos cristãos a fim de persegui-los, de repente, ao ouvir a voz de Cristo chamando-o pelo nome, muda completamente: “Senhor, Quem és?” “Que queres que eu faça?” Três dias depois estava sendo batizado e imediatamente começava a servir a Cristo – At 9.4-6, 19-20. E se torna o apóstolo Paulo.

Antes de nascer, uma criança é gerada. Na vida espiritual também é assim: antes de “nascer de novo” ou converter-se, a pessoa é gerada pelo Espírito Santo; e, então, segue-se a conversão. Conversão e regeneração são dois lados da mesma moeda: um não pode existir sem o outro. Regeneração, podemos dizer, é a iniciativa de Deus gerando no ser humano decaído uma nova criatura, e a conversão é a parte que cabe à pessoa, aceitando a operação de Deus nela e respondendo afirmativamente ao chamado de Deus para crer em Cristo e iniciar a nova vida.

Sem comentários: