quinta-feira, janeiro 24, 2008

Lições Bíblicas - 8a

8a. lição - A SANTIFICAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO- Mt 5.48


Em Fil 1.6, diz-nos a Escritura que Deus, que começou em nós “a boa obra (da salvação) a aperfeiçoará” até o nosso encontro com Cristo. Esse aperfeiçoamento é a santificação.

Assim como a criança que nasce precisa crescer, também na vida espiritual aquele que se converte ou nasce de novo precisa crescer espiritualmente; o crescimento ou amadurecimento espiritual é a santificação.

1 Pe 1.3 fala da “santificação do Espírito” (obra do Espírito), isto é, a santificação que é realizada pelo Espírito Santo.

Jo 14.16; 16.7 em diante falam do ministério do Espírito Santo: Ele é Quem nos “convence do pecado, da justiça e do juízo”; Ele nos “guiará em toda a verdade”, além de ser o nosso Consolador.

Rm 8.16 nos diz que o Espírito é Quem dá testemunho junto ao nosso espírito de que somos filhos de Deus, isto é, Ele é Quem nos fala, no íntimo, dando-nos a certeza da salvação e de que somos filhos de Deus. Ele faz isso individualmente, com cada um dos salvos.

No Sl 51.11-12, Davi pede a Deus que não retire dele o Espírito Santo, e ao mesmo tempo Lhe pede que torne a dar-lhe a alegria decorrente da certeza da salvação.

Em todos esses textos as Escrituras estão falando da obra santificadora que o Espírito Santo realiza em nós, aperfeiçoando-nos.

Santo”, “santificar” e “santificação” tem, respectivamente, o significado de separado, separar e separação de alguém, feita por Deus e para Deus. Mas envolve, também, o sentido ético de puro, purificar e purificação: aperfeiçoamento moral.

Hb 12.14 fala da santificação como prova de que alguém tem a salvação, “verá o Senhor”; fala da santificação como necessária para alguém ver o Senhor, e da falta de santificação como indicação segura de alguém que ainda está perdido. Não que a santificaçao seja o meio da salvação, mas que ela é a prova de que alguém está salvo e por isso verá o Senhor.

Em Ef 5.18, Paulo diz: “Enchei-vos do Espírito Santo”; em Js 3.5, diz Deus ao povo: “Santificai-vos”; nesses e em muitos outros textos Deus nos ensina que na santificação nós não somos passivos, mas ativos; nós queremos a santificação e cooperamos com o Espírito Santo nessa obra que Ele realiza em nós. Lutamos contra o pecado para sermos “santos”, para sermos do Senhor e para vivermos uma vida de retidão e santidade, embora não alcancemos já a perfeição. Mas caminhamos em sua direção. Mais uma vez a iniciativa é de Deus, mas nós também agimos.

Sem comentários: