quinta-feira, janeiro 31, 2008

Lições Bíblicas - 8b

Dois aspectos da Santificação


O aspecto negativo da santificação é aquele em que o cristão deixa de fazer o mal, abandona o pecado, tira de sua vida toda atividade prejudicial e pecaminosa. Os 10 mandamentos deixam bem claro esse aspecto, quando repetem: "não terás, não farás, não usarás, não farás, não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não cobiçarás". Realmente, muita coisa que fazia antes, o cristão não pode mais fazer. Nem por isso ele agora viverá urna vida vazia, insípida, pois a santificação tem o seu lado positivo.

O lado positivo da santificação se constitui de uma série de atividades que antes não existiam na vida do incrédulo, e passam a existir depois da conversão: são as suas atividades no Reino de Deus; de buscar o privilégio de servir a Deus. "Servi a Deus com alegria", diz o Salmo 100. O cristão passa a cumprir com alegria os seus deveres para com Deus. não tem vida vazia e ociosa. Leia Tt 3.14.

Os 10 mandamentos apontam também para esse lado positivo: agora o cristão tem um só Deus e mantém comunhão com Ele, adora a Deus em espírito e não mais com imagens e ídolos (Jo 4.24); usa o nome de Deus de modo digno, correto e respeitoso; trabalha 6 dias por semana com a consciência de que serve a Deus (CI 3.22-24) e dedica 1 dia à santificação e ao descanso; ama, respeita e obedece a seus pais (Cl 3.20 e Ef 6.1); vive e ganha seu dinheiro honestamente (Ef 4.28); defende e preserva a vida do próximo e a sua própria (1Co 6.19); guarda-se puro na vida íntima (Mt 5.8) e usa o sexo de modo correto e puro (1Co 7.2-5) e não de modo impuro (1Co 6.15-16); usa sua língua para falar somente o que é bom (Ef 4.29 e Cl 3.8), e se contenta com aquilo que é legitimamente seu (Fp 4.11, 1 Tm 6.7-8), para não se tornar invejoso.

O cristão se torna um homem de ação, à semelhança de Cristo, e não um pecador reprimido. Ele crê e age; sua ação é positiva e não negativa. Por isso Tiago diz "a fé sem obras é morta" (a fé não-crista, pagã, supersticiosa).

Podemos dizer, por metáfora, que na conversão Deus nos tira da lama; na santificação Deus tira a lama de nós (Ef 5.26, Tt 3.5)

Resumindo:

l. A salvação dada por Deus é completa: Ele nos absolve da culpa dos pecados - 1Jo 2.1-2 (aspecto legal) e também nos santifica para ficarmos livres do pecado -Rm 6.14 (aspecto moral).

2. Quem realiza a santificação de uma pessoa é o Espírito Santo com a participação dela; "operai a vossa salvação... " (Fp 2.12); "santificai-vos" (Is 3.5); "enchei-vos do Espírito Santo" (Ef 5.18) são textos que nos mostram que o cristão é ativo no seu crescimento espiritual e não passivo.

3. Santificação é não só deixar de fazer o mal, mas passar a fazer o bem - Is 1.16-18, Gl 6.9-10, Tg 4.17. Dessa forma o cristão se torna um homem de ação, pois viver servindo é da essência da vida cristã - Mc 10.45; Lc 22.26-27; 10 13.14-15.

A "diaconia" ou serviço cristão é que dá crescimento ao próprio crente e à Igreja, quando todos procuram trabalhar, servir e não ser servidos

4. O cristão serve a Deus, primeiramente pelo culto através do qual O adoramos; em segundo lugar, obedecendo Seus mandamentos e ordens, entre as quais a de amar e servir ao próximo - Mt 5.43-44 e 20.26-27.

Sem comentários: