quinta-feira, janeiro 10, 2008

Lições Bíblicas - 7a

7a lição – CONVERSÃO E ARREPENDIMENTO

Na conversa com Nicodemos (Jo 3.1-21), Jesus deixou bem claro que sem o “novo nascimento”, ninguém pode entrar no Reino de Deus.

Com vistas à salvação, nada substitui a conversão ou novo nascimento; nem a frequência aos cultos, nem boas obras, nem bom caráter, nem trabalho – que nesse caso se transforma em ativismo. Por Sua graça, Deus nos aceita como somos e não pelo que fazemos.

Não é o novo nascimento físico – por meio de uma reencarnação, se ela existisse, ou qualquer outro meio – mas o novo nascimento espiritual - “O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito, é espírito” Jo 3.6.

É dessa realidade que escreve Paulo em 2Co 5.17: um novo nascimento que torna tudo novo; novo caráter, nova vida. É a realidade chamada CONVERSÃO, referida em outros textos (Jr 31.18-19; Ez 18.30-32; Mt 13.15; Lc 1.17 e muitos outros).

Conversão é mudança de direção, de rumo: o pecador, que está indo em direção errada, corrige-se e passa a andar em direção a Deus.

Conversão é mudança íntima, na mente, nos sentimentos, e na vontade (capacidade volitiva, de escolha e de ação).

Conversão e arrependimento são, também, como dois lados de uma moeda, são inseparáveis. A palavra grega “meta-noia” que se pode traduzir por arrependimento, pode-se também traduzir por conversão. Não há conversão sem arrependimento e vice-versa.

João Batista e Jesus Cristo iniciaram sua pregação com a mesma mensagem: “Arrependei-vos” - Mt 3.1-2; 4.17. Sem arrependimento e conversão não há salvação, pois converter-se é o que Jesus Cristo chamou de "nascer de novo", em Jo 3.5. Converter-se ou nascer de novo é o "estar em Cristo" referido por Paulo em 2Co 5.17.

Sem comentários: