sexta-feira, maio 21, 2010

A obra de Deus e o Trabalho - 4

Trabalho e família - Deus criou o ser humano - primeiro o varão (Gn 2.7) e depois a mulher - e registra o texto sagrado: “a trouxe a Adão” (v.22). Deus estava dessa forma instituindo a família, havendo antes providenciado a maneira como esta deveria ser sustentada..
Inicialmente “plantou um jardim no Éden”. Esse jardim era também um grande pomar com muitas árvores frutíferas.
A Adão, o primeiro a ser criado, “o Senhor Deus o tomou e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”. Terra boa, árvores frutíferas e trabalho.
Antes mesmo de ser criada por Deus, Eva é referida como auxiliadora ou ajudadora (Gn 2.18). A mulher iria compartilhar o trabalho dado por Deus a Adão, como tudo em sua vida.
Era um trabalho suave, sem problemas. Depois da desobediência de Adão e Eva é que o trabalho se tornou penoso:
E a Adão disse (Deus): maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.. Espinhos e cardos, também, te produzirá, e comerás a erva do campo. No suor de teu rosto comerás o teu pão...” (Gn 3.17-19).
Desde então a família participava do trabalho necessário a seu sustento. Na família, todos trabalhariam nos seis primeiros dias da semana e descansariam no sétimo. Percebe-se isso na leitura do texto do 4º mandamento, sobre o trabalho e o descanso:
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado (ou descanso) do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo...
No Novo Testamento o trabalho também é referido como o meio designado por Deus para o sustento do homem:
...Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, outros fazendo coisas vãs. A esses tais, mandamos e exortamos por Nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando com sossego comam o próprio pão” (não o alheio). 

(continua) 

Sem comentários: