quarta-feira, maio 26, 2010

A obra de Deus e o Trabalho - 5

O Trabalho e a Comunidade - Crescendo e multiplicando-se as famílias, o trabalho comunitário foi uma consequência natural desse desenvolvimento. Em Gênesis 11.3-4, relato da tentativa de construção da Torre de Babel, encontramos referência ao trabalho da comunidade: “E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra". Era um trabalho planejado e realizado por muita gente, uma comunidade que buscava um objetivo, infelizmente errado, que não teve a aprovação divina.
Gênesis 12 e 13 contam parte da história de Abrão e Ló, fazendo referência ao trabalho coletivo dos "pastores do gado de Abraão" e os "pastores do gado de Ló". Um trabalho de equipe, certamente.
O trabalho visa, também, o bem estar coletivo: que todos estejam recebendo aquilo que lhe seja necessário, ainda que alguns, por algum motivo, não estejam conseguindo prover o seu sustento.
Em Deuteronômio 15 encontramos a lei da remissão, o ano do perdão de qualquer dívida. E ali está a determinação de Deus para que o cidadão de Israel esteja disposto a socorrer o "irmão pobre": "...livremente lhe darás". "Pois nunca cessará o pobre do meio da terra, pelo que te ordeno dizendo: livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre da tua terra" (Dt 15.10). O demonstrativo teu, três vezes aí repetido, indica que o socorrido tem uma ligação real com o que o socorre; não é simplesmente um estranho, é o teu irmão, teu necessitado, teu pobre. Este é o texto citado por Jesus Cristo em Mateus 26.11. Alguns, porém, não lendo o texto todo, entendem que Cristo está dizendo que, por existirem sempre causas de pobreza, nada podemos fazer no sentido de resolver o problema quando, ao contrário, Cristo está nos apontando o ensino de Deuteronômio 15 como a solução que está ao nosso alcance: o socorro ao necessitado, não como um ato meritório, mas como uma obrigação social a ser cumprida livremente, de boa vontade. Por isso dissera antes, no versículo 7: "não endurecerás o teu coração". Em Efésios 4.28 Paulo recomenda que "aquele que trabalha (e ganha) reparta sua fazenda com o que tiver necessidade". É a comunidade se ajudando e trabalhando em busca do bem comum.

(continua)

Sem comentários: