sexta-feira, agosto 06, 2010

O Pecado

Não há um dos livros da Bíblia ou algum capítulo que diga tudo sobre um assunto. O assunto de hoje - o pecado – começa no Gênesis e se estende na Bíblia toda.
Vou apontar apenas alguns textos que precisam ser lidos: Gn 2.8, l6-17 e 3.1-14; Mc 5.28; 1Jo 5.16 e Jr 11.14; Rm 6.23; Lc 3.3; Mt 26.28; Mc 1.4; Lc 24.47; At 5.31; At 26.28-20; Hb9.22; 2Co 5.27. Leia-os agora.
De tudo que se lê nas Escrituras podemos afirmar, como está na “Confissão de Fé de Westminster”: pecado não é simplesmente um ato que desagrada a Deus; é “toda falta de conformidade com a Lei de Deus”, é tudo aquilo que não se coaduna com a Lei de Deus.
Pecar ou cometer pecado pode ser tanto por se fazer algo errado diante de Deus, como por omissão (deixar de fazer) o que Deus ensina ser nosso dever. Por exemplo, deixar de amar o próximo – lJo 4.20-32 e 3.15.
Certamente há pecados mais graves que outros, por suas consequências, mas não podemos cometer algum pecado porque a nosso ver são “pecadinhos”; todos eles ofendem a Deus, inclusive aqueles que cometemos contra nós mesmos, como ter vícios ou fazer algo que nos prejudique espiritualmente.
Porém, todos nós pecamos ou conscientemente porque gostamos e queremos o pecado, ou inconscientemente, por ignorância não sabendo que algo é pernicioso para nós mesmos ou para outros.
O que é absolutamente necessário é que reconheçamos que pecamos e nos arrependamos realmente.  Arrependimento verdadeiro implica em 3 coisas: reconhecimento (“pequei”); vergonha por ter pecado; e decisão de não cometer mais esse pecado. Depois disso, ficar alerta, pedir o socorro de Deus, e resistir à tentação.
Que vem a ser “pecado para morte”? É o pecado sem arrependimento, a escravidão ao pecado; e “pecado que não é para morte” é aquele do qual nos arrependemos realmente e que passamos a resistir, e até a detestá-lo.
À mulher adúltera, certamente vendo nela sinais de arrependimento – como só Ele poderia ver – Cristo disse “nem Eu também te condeno; mas vai e não peques mais”. Ao ladrão na cruz. que ouvira as palavras de Cristo na cruz, que provavelmente tivera conhecimento de algo sobre Cristo, repreendeu o outro (Lc 23.39-43) e em poucas palavras manifestou o reconhecimento de seus pecados e o desejo da “nova vida”, Cristo garantiu-lhe: “hoje estarás comigo no Paraíso”.
Também é necessário lembrar que junto com o privilégio de conhecermos o Evangelho, adquirimos redobrada responsabilidade diante de Deus – Lc 12.47-48. Além disso, todos nós temos a “Lei escrita no coração”, isto é, em nossas consciências.
É preciso , ainda, lembrar o ensino de Cristo em Mt 5.27-30. Pecado não é só o ato, mas até a disposição ou intenção de cometer o ato desejado e pecaminoso já é pecado do qual é necessário também o arrependimento.
Finalmente, certamente não nos lembramos de todos os pecados que já cometemos, mas na conversão verdadeira está o reconhecimento de que a vida do passado estava repleta de pecados que agora reconhecemos como tal, e agora temos a disposição de ficarmos atentos para vivermos a “vida nova”, libertos da escravidão ao pecado – Rm 6.11-23; leia também os versículos 4 a 6, e também 2Co 5.17.
Alguém pode não ter medo do castigo de Deus, mas por amor a Cristo e gratidão pelo que Ele fez por nós, fará tudo para agradá-Lo. Que seja assim com você e com cada um de nós. Então teremos a certeza da salvação.

(resposta a uma pergunta feita por leitor deste blogue há poucos dias)

Sem comentários: