terça-feira, agosto 11, 2009

Palestra com Noivos - 21

Esse processo de aperfeiçoamento de cada um, e da melhora no relacionamento do casal, é o que se chama “ajustamento”.

É como o ajustamento de 2 peças de uma engrenagem feita de pedra; as arestas irão sendo eliminadas aos poucos; na “força bruta” uma das peças pode se quebrar, mas na constância do trabalho conjunto, as 2 peças podem ajustar-se perfeitamente.

Com pessoas - que possuem seu caráter, sua alma - o processo de ajustamento pode durar a vida inteira, e os pequeninos e grandes progressos serão motivos de alegria e fortalecimento da união. Nunca desista.

Os fracassos cada vez mais frequentes nos casamentos, que redundam em divórcio e sofrimento, principalmente para os filhos, são evitados quando se tem convicção de que a união deve durar para sempre e ser aperfeiçoada dia após dia.

Por impaciência e falta de preparo, a proporção de divórcios aumenta ano após ano. Divórcio é fracasso, decepção e frustração. Entendimento e ajustamento é que evitam o fracasso, o divórcio e suas trágicas consequências. Entendimento e ajustamento constante é que trazem alegria e progresso para o casal e a família. É vitória!

Pedro diz, neste texto: “Coabitai com elas com entendimento... dando honra à mulher, como vaso mais fraco, como sendo vós seus co-herdeiros da graça da vida...” Cavalheirismo é a idéia aqui sugerida.

Longe estão Pedro e Paulo de sugerir ao varão que, considerando a mulher “como vaso mais fraco”, mais facilmente o marido a domine. Em lugar disso, diz Pedro que preste honra à mulher, a primazia, lembrando-se de que não de trata apenas de uma mulher, mas de alguém que partilha com ele a “graça da vida”. Fala a um marido cristão de uma esposa cristã. Ela é sua irmã! Se é assim, estarão também nos tabernáculos eternos, não mais como marido e esposa, mas como irmãos amados.

Há, ainda, um motivo a mais para que marido e esposa se empenhem ao máximo para viverem “em entendimento”: “...para que não sejam impedidas as vossas orações”.

Vida cristã em ordem, e santificação crescente - na família primeiramente - implicam em comunhão intensa com Deus. Pessoas assim têm muita possibilidade de conhecer a vontade de Deus de tal forma que suas orações sejam atendidas, porque são feitas “segundo a Sua vontade” (1Jo 5.14). Porém, maridos e esposas que não se entendem e vivem em atrito, têm sua vida espiritual prejudicada.

São muitos, como vimos, os motivos que podem surgir na vida de um casal, que, não resolvidos satisfatoriamente, geram desentendimentos. Mas são muito mais os recursos que Deus nos dá para resolvê-los e superá-los, como também são muitas as vantagens presentes e futuras para que marido e esposa cultivem o amor, esforcem-se e superem todas as dificuldades.

(continua)

Sem comentários: