quinta-feira, agosto 27, 2009

Palestra com Noivos - 26

9º estudo - Finanças no Lar

Lucas 14.28 e João 6.12

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lc 14.18).

Temos aqui, dada por Cristo, importante lição sobre prudência e previdência. Jesus iniciou o trato desse assunto falando a respeito da carreira cristã. Em Mt 11.28-29, Ele fez um convite a “todos” para que O sigam: “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei”.

Mas fica evidente que Ele deseja que O sigam com convicção, sabendo dos benefícios a receber e também dos ônus, quanto vai custar a carreira cristã. Isso Ele demonstrou várias vezes, em Mt 5.11; 10.34-38; 24.9-13 e outros textos. Paulo, em 2Tm 3.12, faz um aviso sobre perseguições a que se sujeita quem quer seguir a Cristo.

Seguir a Cristo como Senhor e Salvador é a melhor decisão que alguém pode tomar em sua vida, mas deve estar consciente de que o Reino de Deus não é, no mundo, uma colônia de férias e um mar de rosas; é campo de trabalho e lutas. Por isso é que Paulo nos fala da “armadura de Deus”, em Ef 6.10-17.

Naquele discurso de Cristo, sobre a previdência na carreira cristã, diz Ele, então: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

Fala, adiante, da prudência de um rei que, tendo de enfrentar uma guerra, precisa saber com que recursos pode contar - versículo 31. O que Cristo ensina aqui, aplica-se tanto à vida espiritual como aos negócios e à vida familiar.

Seus princípios se aplicam à economia doméstica, como também à macro-economia: “fazer contas dos gastos”, planejar para depois construir com segurança e sucesso.

Mas constituir família é um empreendimento muito mais importante do que construir uma casa. Daí a necessidade de se aplicar na família os princípios dados por Cristo.

Muitas pessoas se esquecem deste aspecto “antes” de edificar, não uma torre, mas a própria casa - a família. E isso pode se transformar em decepção: inicia e não conclui, encerra mal a sua aventura. Casamento não deve ser aventura; o jeito é “fazer as contas dos gastos” para poder concluir seu projeto de casamento.

Quando alguém quer se casar precisa preparar-se não só financeiramente, mas também quanto aos demais aspectos da vida familiar; este é o objetivo destes estudos.


(continua)

1 comentário:

arnaldo moreno disse...

Lutas e desafios não significam, necessariamente, opressão e dor. "Creio que o Criador nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida" Lord Baden Powell.
Arnaldo Moreno