quinta-feira, setembro 17, 2009

Sobre o Dízimo - 2

12. Algumas das confusões que fazem os contrários ao dízimo:

a) Querem incluí-lo entre as leis revogadas. Estas são só e exclusivamente as leis cerimoniais (sacrifícios, sacerdócio, cerimonial do culto, vestuário dos sacerdotes, circuncisão, etc), as leis civis (como a pena de morte), leis sanitárias, embora de todas estas permaneçam os princípios éticos. Em que tipo de lei ou mandamento se enquadra a lei do dízimo? No 8o. Mandamento: “Não furtarás”, desde que Deus disse: “o dízimo é do Senhor”, sonegá-lo é apropriação indébita, assim considera Deus.

b) Confundem-no com ofertas voluntárias referidas por Paulo em 2Co 9.17. As ofertas são espontâneas, segundo a prosperidade de cada um. São inspiradas no amor, na solidariedade, e nas necessidades do próprio povo e da Igreja. Podem se destinar à beneficência, ou à construção e manutenção do templo e do culto. Mas o dízimo é lei, e uma só para todos – a décima parte da renda de cada adorador.

Cabe aqui destacar a justeza estabelecida por Deus: o rico e o pobre dão na mesma proporção; um não dá mais nem menos do que o outro, a menos que um fique só no dízimo e outro ofereça, além do dízimo, as suas ofertas. Exemplos admiráveis: Wesley e Colgate.

  1. Desafio e promessas de Malaquias 3.10: “Trazei todos os dízimos... fazei prova de Mim... se eu não vos abrir as janelas do céu...

O que é que queremos de Deus? Que ele multiplique nossa renda, só isso? Ou buscamos primeiramente as bênçãos espirituais? Vide Mt 6.33.

Ame a Deus e a Sua Lei, obedeça-O e Deus cumprirá, como sempre, a Sua palavra e as Suas promessas.

1 comentário:

Marek Jawnski disse...

Caro "Pastor Rubens"
O dizimo éra uma froma de impóstos da época e hoje com a sociedade estabelecida há inumeras regras de impostos, pois os sacerdotes éram tambem governantes, ou seja a eligião éra e ainda é estatal. Doravante o dizimo "cobrado" pelas igrejas é ilegal uma vez que já se paga imposto de renda.
Caso discordes comigo podemos levar avante uma ideia de imposto eclesial, pois é tambem justo as igrejas devolverem ao estado 10% daquilo que ganham, na verdade o proprio Jesus disse "dai a Cesar o que é de César".
ABAIXO PASTORES VIVENDO COM O SUÓR DOS CRENTES.