terça-feira, setembro 29, 2009

A causa de todos os problemas - 2

2. A má distribuição de renda. Dentro de uma mesma nação, a má distribuição de renda já é gritante; em termos globais é pior ainda. O capitalismo selvagem impera. O consumismo generalizado é uma desgraça. O capitalismo, quando concentra a riqueza nas mãos de poucos, em lugar de promover o benefício de todos, é desumano. O crédito fácil e o pagamento de prestações são verdadeiras armadilhas para o pobre incauto, que também embarca no consumismo. A escravidão com o uso da força e violência foi substituída, em parte, pela servidão. Os donos do capital ganham sem limites; os trabalhadores recebem salários apenas para sobreviver e continuar trabalhando. E aceitam viver nessas condições para terem o que comer. É a exploração do homem pelo homem. No âmbito internacional, formam-se blocos – G8, G20 – de nações mais fortes que não atendem às necessidades das nações mais pobres que nem tem como fazer exigências. Internamente, até nas nações mais ricas existem miseráveis, moradores de rua; no mundo, há nações inteiras em miséria absoluta. A humanidade, como um todo, não cultiva, não ensina, nem pratica a solidariedade, esquece-se do “amarás ao teu próximo como a ti mesmo” - Lv 19.18 e Mt 22.37-39. Teorias econômicas e ideologias não resolvem, nem tratam com eficiência as consequências, muito menos as causas. As lições preciosas da parábola do rico insensato – Lc 12.13-21 – combinadas com Mt 25.31-46 vão às causas do problema – trabalho honesto para todos e solidariedade nos levam a soluções.

3. Todos os problemas até aqui citados dão origem a outros, igualmente graves. Ideologias diferentes e interesses econômicos em choque causam ódio entre nações e com ele a violência; geralmente os mais fracos apelam para a vingança por se sentirem oprimidos e/ou explorados, então surge o terrorismo. Atrás dele vem a guerra, declarada ou não, a agravar os problemas, com a destruição de vidas e bens; aumenta a miséria.

4. Os pobres e desempregados, por falta de melhor formação moral, premidos pela fome e a carência de saúde e bens essenciais, aceitam facilmente trabalhar para o tráfico de drogas. As drogas são produzidas, transportadas e comercializadas por quadrilhas com chefes ricos e poderosos. Sabem do mal que estão fazendo a milhões de usuários e seus familiares, mas só lhes interessa o lucro. Sua riqueza é suficiente para corromper pessoas e impedir a ação eficiente da justiça. Por que é tão fácil milhares ou milhões se viciarem? Falta Uma campanha séria e bem feita para esclarecer as pessoas, a começar com a infância. Pouco adianta cuidar daquele que se viciou. É preciso prevenir – 1Co 6.12 e 10.23. Quando se crê em Deus e se dá ouvidos às Escrituras é possível resistir às astutas ciladas de Satanás e a todas as tentações.

(continua)

Sem comentários: