quarta-feira, maio 12, 2010

A obra de Deus e o Trabalho - 1

A OBRA DE DEUS COMO FRUTO DO TRABALHO

A Bíblia é onde encontramos os princípios que devem reger todos os relacionamentos do ser humano: do homem com Deus, do homem consigo mesmo e com o próximo, de marido e esposa, de pais e filhos, de irmãos, de governantes e governados, de patrões e empregados, de companheiros de trabalho, etc.
Em todos os nossos relacionamentos existem pontos de atrito, interesses que se chocam e oportunidades em que o “ego” de cada um luta para afirmar-se ou defender-se, ou renuncia a algo que desejava, por algum outro valor.
Quem conhece e compreende princípios e por eles se guia, livra-se da escravidão às regras criadas pelo próprio homem, ainda que submisso a elas. Está capacitado a superar e ultrapassar as regras humanas, porque princípios são melhores do que regras. Aqueles estão na consciência moral do ser humano e da coletividade; são universais e permanentes.
No mundo em que o imediatismo se casa perfeitamente com o materialismo prático, a tentação de passar por cima, tanto de regras como de princípios, é frequentemente irresistível para muitos. Então surgem as traições, os métodos escusos, as espertezas e os mais terríveis conflitos. Quando uma pessoa se orienta pelos princípios - que são universais e permanentes ela vive melhor. Evita problemas e isto se reflete beneficamente em sua saúde.
tanto mental como física. Por esta razão o apóstolo João, ao se referir aos mandamentos divinos, aos quais subjazem os princípios éticos que Deus colocou na consciência moral do ser humano criado à Sua imagem e semelhança, faz esta recomendação e ponderação: “...guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados” . (1Jo 5.3).
Moisés pondera, também, sobre a razão por que Deus deu mandamentos: Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os Seus caminhos, e O ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor, e estatutos, que hoje te ordeno para o teu bem?” (Dt 10.12-13).


(continua)

1 comentário:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Rubinho, gostei muito dessas postagens sobre "A obra de deus e o Trabalho". Sao ótimas!