sexta-feira, outubro 23, 2009

Instituições Divinas e Invenções Humanas - 4

III. A LEI

A Lei que nos foi dada por Deus nos dá princípios éticos e regras de conduta para que possamos ter um bom relacionamento tanto com Deus como com o próximo.

Examinemos, ainda que superficialmente, os 10 mandamentos, que são o resumo de toda a Lei que se encontra de Gênesis até Apocalipse.

O 1o. nos ensina que há um só Deus; monoteísmo como princípio de nossa fé. Assim elimina o deísmo e o politeísmo.

O 2o. contém o princípio do culto espiritual, porque “Deus é espírito e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e em verdade”.

O 3o. contém o princípio de absoluto respeito a Deus e a tudo que a Ele se refira, especialmente Seu nome.

O 4o. contém o princípio do trabalho e do descanso: todos têm o dever de trabalhar e têm também direito ao descanso. Estabelece seis dias para trabalho e um dia inteiro de descanso, “para o santificar”, isto é, para ser um dia inteiro voltado para nossa santificação através da comunhão com Deus. Nesse 7o. dia devem ser realizadas apenas as tarefas essenciais à vida e as de socorro, além do culto e ensino da Palavra de Deus. As demais devem ser realizadas nos seis dias de trabalho.

O 5o. mandamento contém o princípio de respeito aos pais. Honrar pai e mãe é preservar o bom nome deles e da família, é obedecê-los, acatá-los, respeitá-los, colaborar com eles. e fortalecer a família. O salmo 127 fala dos filhos como “flechas na mão do valente”. Os filhos completam e fortalecem a família, unem os pais.

O 6o. contém o princípio de respeito à vida. Não se trata de apenas não matar, mas defender, preservar a vida de todo ser humano, começando com a própria vida. É um mandamento contra toda forma de violência contra o próximo.

O 7o. mandamento contém o princípio de fidelidade conjugal. Portanto proíbe o adultério, bem como toda situação e todo ato da mesma natureza, ilegítimo, no campo do sexo: concubinato, prostituição, e toda forma de desrespeito ao casamento. Leia-se Lv 18 e Rm 1.

O 8o. contém o princípio da honestidade. Dessa forma proíbe qualquer forma ilegítima de conseguir bens materiais: o furto, o roubo, o assalto, o peculato, o estelionato, o contrabando, a exploração, a escravidão, a falsificação, etc. Todos os bens necessários devem ser conseguidos com o trabalho produtivo e honesto.

O 9o. mandamento contém o princípio do amor à verdade e defesa da verdade. Proíbe a mentira, a calúnia, a meia-verdade, o sofisma, o fingimento, a insinceridade.

No 10o. mandamento está o princípio da moderação, e proíbe toda espécie de cobiça, que é a falta de contentamento. “Já aprendi a contentar-me com o que tenho”, ensina o apóstolo Paulo – Fp 4.11 e 1Tm 6.8. Assim é que se evitam a cobiça e a ambição.

A respeito da Lei convém lembrar o que disse Jesus Cristo sobre ela: “Não cuideis que vim destruir a Lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir. ...Até que os céus e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Lei, sem que tudo seja cumprido” - Mt 5.18. E Tiago: “Porque qualquer que guardar toda a Lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” - Tg 2.10.

Todos os problemas de relacionamento humano e social que existem no mundo são causados pela quebra destes mandamentos. Oxalá o mundo se voltasse para eles para os cumprir!

(continua)

Sem comentários: