sexta-feira, novembro 06, 2009

Instituições Divinas e Invenções Humanas - 8

Outros casos dolorosos de poligamia foram os de Davi e Salomão- 2Sm 11.1-27; 13;1-12; 1Rs 11.16.

O caso de Davi é um alerta para todo cristão. “Quem está em pé, olhe, não caia” – 1Co 10.12. Davi era um homem de Deus; Deus mesmo o disse: “Achei a Davi, de Jessé, varão conforme o Meu coração” (At 13.22, citando 1Sm 13.14). Pois este homem um dia se descuidou. Embora fosse casado, viu acidentalmente a mulher de Urias, seu fiel general, banhando-se; cobiçou-a, quebrou o 10o. mandamento, e da cobiça passou ao adultério, quebrando também o 7o. mandamento. Durante meses adulterou, enquanto Urias estava no campo de batalha. Betsabá ficou grávida; ele tentou encobrir o adultério fazendo Urias vir a Jerusalém para estar com sua mulher -2Sm 11.1-8. Negando-se Urias (v. 9-18), Davi então tramou a morte dele; quebrou, então, o 6o. mandamento (v. 14-21). Depois de tudo isso Davi tomou Betsabá para ser mais uma de suas mulheres.

Deus castigou Davi pelos pecados que cometera: o filho que nasceu de Betsabá morreu, conforme fora anunciado pelo profeta Natã - 2Sm 12.1-24; diante do arrependimento de Davi, Deus foi misericordioso e nunca deixou de confirmar o que dissera sobre a duração de seu trono. Como no caso de Abraão, Sansão, Gedeão e de tantos outros, e como nós, Deus realiza o Seu plano por meio de Seus servos, apesar de nossos defeitos. Os verdadeiros servos se portam com humildade, reconhecem seus pecados e se penitenciam; “a um coração arrependido e contrito, não desprezarás, ó Deus”, proclamou Davi - Sl 51.17.

O caso de Salomão também é cheio de ensino. Temente a Deus, filho de Davi e Betsabá - 1Rs 1.17. foi sábio até no pedido que fez a Deus – 1Rs 3.7-13. Também demonstrou sua piedade e sabedoria ao erguer o templo, e em suas orações – 1Rs 8.22-66. Entretanto deixou-se influenciar pelos costumes da época e durante muito tempo andou desgarrado. Teve 700 mulheres e 300 concubinas e “suas mulheres perverteram seu coração” - 1Rs 11.3. Certamente se arrependeu e se reconciliou com Deus. Só assim Deus o teria escolhido e inspirado para escrever os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Os dois últimos capítulos de Eclesiastes, especialmente os dois últimos versículos, mostram um Salomão reconciliado com Deus.

Outros servos do Senhor, como Sansão e Gedeão - Jz 16 e 8.30 - absurdamente se deixaram levar por paixões carnais, e desonraram a instituição do casamento. Sansão veio a ter morte trágica, apesar de mostrar-se arrependido – Jz 16.28. Gedeão, valoroso e fiel, mostrou-se sempre muito temente a Deus, com exceção do fato de que “teve 70 filhos que precederam de sua coxa, porque tinha muitas mulheres”. Após sua morte “os filhos de Israel se tornaram e se prostituíram após os baalins, e puseram a Baal-Berite por deus” - Jz 8.33. As fraquezas desses homens, mormente no campo do sexo, contrastaram com os atos deles enquanto fiéis a Deus. Infelizmente os maus exemplos prosperam e são facilmente seguidos, através dos tempos. E o homem em geral persiste em não reconhecer a estultícia que é a desobediência aos preceitos divinos.

Na Igreja Primitiva do tempo dos apóstolos provavelmente havia homens polígamos ou bígamos, pagãos que se haviam convertido depois de se terem colocado nessa condição. Convertidos, eram recebidos na Igreja, mas não deveriam ser diáconos, nem presbíteros – 1Tm 3.3 e 12. Paulo ensina “marido de uma mulher”. Não se impunha que o novo irmão, polígamo, despedisse as esposas e ficassem apenas com uma, provavelmente por causa dos filhos. Mas o oficial da Igreja, casado, devia sê-lo com uma só esposa.

Porém, nos advertem as Escrituras; “Deus não Se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – Gl 6.7 e “Deus recompensará cada um segundo as suas obras” – Rm 2.6.

Por que tomar essa atitude louca e contraditória, de obedecer a Deus em alguns preceitos e desobedecê-Lo em outros? Podemos obedecê-Lo em tudo, ainda que imperfeitamente – Rm 6.14.

(continua)

Sem comentários: